Cientistas brasileiros trabalham em desenvolvimento de vacina contra o coronavírus - Jornal de Colombo

Cientistas brasileiros trabalham em desenvolvimento de vacina contra o coronavírus

Cientistas brasileiros trabalham em desenvolvimento de vacina contra o coronavírus

Apesar de todos os ataques sofridos pela educação pública nos últimos tempos, com o corte de verbas e desmoralização pública, a ciência brasileira segue trabalhando em prol da sociedade. Na USP, Universidade de São Paulo, já está em desenvolvimento uma possível vacina, que ainda não foi testada, mas há a expectativa de que isso aconteça

Apesar de todos os ataques sofridos pela educação pública nos últimos tempos, com o corte de verbas e desmoralização pública, a ciência brasileira segue trabalhando em prol da sociedade. Na USP, Universidade de São Paulo, já está em desenvolvimento uma possível vacina, que ainda não foi testada, mas há a expectativa de que isso aconteça nos próximos meses.

Em entrevista ao Jornal da USP, o professor Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da USP, explicou o processo de criação, chamado de VLP (virus-like particle), que difere do processo mRNA, utilizado neste momento nos Estados Unidos, em desenvolvimento de vacina similar. “Colocamos as partes do coronavírus que são importantes para desencadear uma forte resposta do sistema imunológico, para emitir os anticorpos bloqueadores e impedir o vírus de penetrar nas células”, detalhou.

Na mesma reportagem, o pesquisador ressaltou que o desenvolvimento da vacina teve início rapidamente no Brasil em razão de estudos anteriores sobre outro tipo de coronavírus. “Quando apareceu esse novo coronavírus, imediatamente usamos os sistemas que já estávamos trabalhando. Por isso, precisamos ter pesquisa em andamento e pessoas afinadas e ligadas nas coisas, porque, quando surge uma emergência como essa, dá para alterar o rumo”. 

Posts