Apuração teve instabilidade na divulgação de resultados - Jornal de Colombo

Apuração teve instabilidade na divulgação de resultados

Apuração teve instabilidade na divulgação de resultados

Candidatos e eleitores viveram momentos de ansiedade neste domingo, 15 de novembro. A rapidez da apuração brasileira deu lugar a um vazio de informações por períodos superiores a três horas. Em Colombo, por exemplo, após um início tímido, com pouco menos de 2% das urnas apuradas, o sistema travou e ficou mais de duas horas

Candidatos e eleitores viveram momentos de ansiedade neste domingo, 15 de novembro. A rapidez da apuração brasileira deu lugar a um vazio de informações por períodos superiores a três horas. Em Colombo, por exemplo, após um início tímido, com pouco menos de 2% das urnas apuradas, o sistema travou e ficou mais de duas horas sem qualquer atualização. O resultado definitivo, embora já de conhecimento de toda população, só foi divulgado oficialmente perto das 23 horas. Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral afirmou que não houve problema na contagem dos votos, mas apenas na divulgação dos resultados. 

A instabilidade já havia causado problemas pela manhã. Diversos eleitores relataram dificuldades para utilizar o aplicativo de celular para apresentar a justificativa eleitoral, assim como falhas no e-título, utilizado como substituto do título de eleitor de papel. De acordo com o TSE, esta instabilidade foi causada pelo grande número de acessos simultâneos. 

Mesmo com todos os problemas, a apuração em todo o país foi finalizada às 23h55. O presidente do TSE, ministro Luis Carlos Barroso, destacou a celeridade do processo eleitoral. “Queria cumprimentar, de coração, o eleitorado brasileiro que compareceu em massa, apesar das circunstâncias. Efetivamente, conseguimos fazer com que tudo acabasse bem, com resultados no mesmo dia, fidedignos e todos auditáveis e conferíveis”, afirmou em coletiva de imprensa.

Posts