15 mil brasileiros foram repatriados durante pandemia – Jornal de Colombo

15 mil brasileiros foram repatriados durante pandemia

15 mil brasileiros foram repatriados durante pandemia

Desde o dia 30 de março, o Itamaraty contribuiu com o retorno de mais de 15 mil brasileiros que estavam fora do país e que acabaram retidos no exterior em razão às medidas de restrição e cancelamentos de voos de companhias aéreas causados pela pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados em um relatório

Desde o dia 30 de março, o Itamaraty contribuiu com o retorno de mais de 15 mil brasileiros que estavam fora do país e que acabaram retidos no exterior em razão às medidas de restrição e cancelamentos de voos de companhias aéreas causados pela pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados em um relatório de ações publicado pelo Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira, 21. Nos países que estão em lockdown,completamente fechados, os voos de repatriação são precedidos de operações de transporte para reunir os brasileiros espalhados fora da cidade de embarque, de acordo com o Governo Federal. Na operação da Índia, por exemplo, foram obtidos salvo-condutos para que mais de 300 brasileiros se deslocassem até 16 cidades-ponto-de encontro. Foram organizadas 9 rotas de ônibus para recolhê-los, num total de 5.500 km percorridos. Um grupo de brasileiros no Nepal foi reunido em Katmandu e transportado até Delhi em voo charter.

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos. O ministério também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus. O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares. Para os próximos dias, estão programadas duas operações, sendo uma em Lisboa, que deve acontecer até o dia 25 de março, e outra em Maputo, no Moçambique, que deve fazer uma escala em Luanda, na Angola, antes do retorno ao Brasil. Em alguns países vizinhos, como Argentina e Bolívia, também foram realizadas operações de transporte terrestre dos brasileiros. 

Posts