Categories: Esporte

Futebol ensaia retorno

Em razão do novo coronavírus, as atividades econômicas de diversos nichos foram paralisadas, e com o esporte, que envolve por essência um grande número de pessoas aglomeradas, não foi diferente. No futebol, principal esporte praticado no mundo, a quarentena forçada só encontrou precedentes nas duas grandes guerras do século XX. E agora, depois de aproximadamente 45 dias sem que a bola tenha rolado nos principais campeonatos pelo mundo, federações se articulam para um retorno. Na Itália, por exemplo, um dos países que mais sofreu com a pandemia, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que treinos individuais podem ser retomados no dia 4 de maio e que atividades coletivas podem ter início no dia 18 de maio, sem apresentar uma data para a retomada de jogos. Na Alemanha, nação tida como exemplo no enfrentamento ao coronavírus, a federação local e os clubes se reunirão na quinta-feira para uma definição, com a expectativa de um reinício nas competições no dia 9 de maio, sem a presença de torcedores.

Outras ligas, no entanto, já definiram por um desfecho. Na Holanda, o campeonato nacional foi encerrado sem um campeão e não haverá jogos no país até setembro deste ano. Além disso, a volta das partidas exigem um protocolo rígido, algo que ainda não está muito claro como será feito, além das ações de distanciamento que jogadores e demais envolvidos na realização de partidas terão de tomar individualmente ou em grupo. A possibilidade de uma greve da classe não pode ser afastada, mas também parece improvável, frente a atuação quase alienada de atletas perante problemas sociais. Enquanto isso, no Brasil, mesmo com o crescimento no número de casos e de mortes e com um pico ainda por acontecer, autoridades esportivas parecem querer apressar o retorno do futebol. Nos bastidores, federações estaduais estudam voltar antes do final de maio para a realização da parte final dos campeonatos regionais, decisão que parece inviável diante da realidade dos clubes, especialmente os interioranos, que começam a dispensar atletas em fim de contrato. 

Economia local

O futebol, como setor econômico, não envolve apenas os clubes profissionais. Há uma rede grande de profissionais dependentes do esporte no nível amador, como por exemplo as canchas e quadras de futebol sintético. Proprietários de estabelecimentos do gênero da Região Metropolitana de Curitiba se uniram para tentar viabilizar uma solução para a crise, solicitando em carta ao governador Ratinho Junior a possibilidade de reabertura, seguindo alguns protocolos, como a obrigação de uso de máscaras por parte dos “peladeiros”, a realização de jogos com intervalos de pelo menos 15 minutos, para que não aconteçam aglomerações, o fechamento de vestiários, a medição de temperatura dos frequentadores, entre outras medidas.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

5 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

6 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

6 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago