Categories: Cultura

Fundação Cultural oferece conteúdos on-line

A Fundação Cultural de Curitiba está promovendo o programa FCC Digital, que tem o intuito de manter o oferecimento de atividades culturais para a população através de plataformas digitais, superando os obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus. Para a efetivação do projeto, foi lançado inicialmente um edital para seleção de conteúdos audiovisuais para divulgação nas redes sociais da FCC. em uma medida emergencial para socorrer economicamente os artistas e promover o conteúdo artístico. “A FCC está trabalhando para que as atividades culturais não sejam interrompidas, mesmo que de forma virtual, permitindo que a população tenha acesso aos serviços, bem como os artistas continuem produzindo e divulgando sua arte”, disse a presidente da entidade, Ana Cristina de Castro. Dentro do mesmo ideal, o Conservatório de Música Popular Brasileira, a Gibiteca de Curitiba e os núcleos regionais da Fundação Cultural retomaram as aulas pela internet, mantendo os cursos ativos, assim como o Clube de Xadrez Erbo Stenzel, que organiza torneio pela internet.

Além disso, concertos inéditos da Camerata Antiqua de Curitiba estão sendo publicados nas redes sociais, como no domingo de Páscoa, e a gravações de outros espetáculos realizados em 2019. Em breve, serão disponibilizados conteúdos da Orquestra À Base de Corda, Orquestra À Base de Sopro, Vocal Brasileirão, Grupo Brasileiro, além dos concertos da 37ª Oficina de Música de Curitiba, realizada em janeiro deste ano.

O conteúdo disponível é diverso e passa pelo cinema (através do Cine Passeio), pela dança (através da Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento) e pela leitura (através de vídeos produzidos pelos mediadores das Casas de Leitura). “Nesse momento de isolamento social, é necessário criar alternativas que possibilitem o acesso aos conteúdos culturais, seja por meio da música, da dança, das artes visuais, enfim, trazendo um pouco de leveza nesses dias tão difíceis em decorrência da pandemia”, completa Ana. Por fim, a plataforma no sistema Pergamum dá acesso ao público a inúmeras obras do acervo histórico e artístico da capital.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

DIA 8 DE MAIO, DIA NACIONAL DO TURISMO. UMA DATA PARA EXALTAR AS RIQUEZAS CULTURAIS E NATURAIS DO BRASIL.

Embora pouco difundido, no dia 8 de maio é celebrado o Dia Nacional do Turismo,…

13 minutos ago

COM AUDIÊNCIA NA ASSEMBLEIA, ESTADO COMEÇA A ESTRUTURAR PLANO DECENAL DO ESPORTE

A Secretaria de Estado do Esporte participou da primeira audiência pública de elaboração do Plano…

15 horas ago

DIA DAS MÃES – ESPECIALISTA ORIENTA O QUE FAZER PARA EVITAR DOR DE CABEÇA COM TROCA DE PRODUTOS

A segunda data mais importante para o comércio está chegando e reacende o alerta com…

22 horas ago

COMBATE À DENGUE É AÇÃO CONTÍNUA DA SECRETARIA DE SAÚDE

Diariamente os agentes de endemias realizam diversas ações com o intuito de combater a Dengue,…

23 horas ago

PREFEITURA DE COLOMBO E SEBRAE OFERECEM CURSO DE LICITAÇÕES

A Prefeitura de Colombo, em uma iniciativa conjunta com o SEBRAE, está impulsionando micro e…

23 horas ago

MAIO AMARELO – A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Anualmente, milhares de pessoas perdem suas vidas, e muitas outras sofrem lesões graves, impactando famílias…

1 dia ago