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Fundação Cultural libera R$ 450 mi para produção audiovisual

A pandemia do coronavírus causou a paralisação de inúmeras áreas, inclusive a cultura, que viu todos os eventos do segmento serem suspensos, adiados ou até mesmo cancelados, pela recomendação expressa de evitar aglomerações. Com o objetivo de apoiar artistas locais, a Fundação Cultural de Curitiba vai lançar nesta semana um edital para seleção de conteúdos audiovisuais, produzidos individualmente, a serem veiculados em suas redes sociais. O valor disponibilizado para o edital é de R$ 450 mil. Poderão participar do edital curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, clipoemas, vídeodança ou espetáculos de dança solo filmados, arte digital, animações, exposições virtuais, documentários, números de circo individual filmados, entre outros. “Mesmo em tempos difíceis de enfrentamento do coronavírus, a arte e a beleza consolam. Por isso estamos lançando esse edital para minimizar, dentro do possível, os impactos da pandemia entre aqueles que vivem de sua arte”, disse o prefeito Rafael Greca. 

De acordo com a Prefeitura, serão selecionadas 300 propostas e cada uma será adquirida pela Fundação Cultural em suas redes pelo valor de R$ 1.500,00. Os vídeos devem ser de classificação indicativa livre. Poderão se inscrever no edital produtores culturais individuais – pessoa física ou jurídica (MEI), residentes em Curitiba e cadastrados no Sisprofice. 

As inscrições serão feitas pelo Sisprofice, em data a ser divulgada em breve, por meio dos formulários padrão e com o envio do link do vídeo e respectiva senha na plataforma Youtube. A seleção será feita por uma equipe multidisciplinar de especialistas e a compra dos direitos autorais e o uso dos vídeos será por um ano para uso exclusivo da Fundação Cultural de Curitiba. “Diante de todas as dificuldades que os tempos de isolamento social nos impõe e, principalmente, dos impactos que o segmento cultural enfrentará, estamos empenhados em atenuar perdas da classe artística ”, afirmou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro. 

Além disso, o município está realizando outras ações voltadas à cultura durante esse período. Entre elas estão o lançamento do aplicativo Curitiba Lê Digital, que terá conteúdo de mais de 200 autores, disponibilização pelas redes sociais de shows, apresentações e exposições, além de acesso online dos acervos da Fundação Cultural de Curitiba.  

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Redação JC

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