Capacitação profissional ofereceu conhecimentos sobre CAD e impressoras 3D para 36 alunos no Centro Industrial Mauá, por meio do programa Qualifica Paraná

A formatura do Curso Profissionalizante de Manufatura Aditiva e Prototipagem, realizado na AMECIM, marcou a conclusão de mais uma etapa do projeto Qualifica Paraná, com apoio da Prefeitura de Colombo e parceria com o SENAI.

 

No último dia 30 de abril, a AMECIM – Associação de Moradores e Empresários do Centro Industrial Mauá sediou a cerimônia de formatura de mais uma importante etapa do Curso Profissionalizante de Manufatura Aditiva e Prototipagem, que teve início no dia 19 de fevereiro. Com duas turmas de 18 alunos cada, a formação ofereceu 36 vagas gratuitas voltadas ao desenvolvimento de habilidades técnicas e inovadoras, como desenho assistido por computador (CAD) e o uso de impressoras 3D.

O curso integra o programa Qualifica Paraná, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda em parceria com o SENAI. Em Colombo, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Trabalho, que destacou a importância da qualificação profissional para o fortalecimento da economia local e inclusão produtiva da população.

Durante o evento, o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Osmair Possebam, agradeceu ao professor responsável pela formação, destacando sua dedicação ao curso e aos alunos. A solenidade contou ainda com a presença da diretora Liza Marie Fortes, da Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda; de Rodrigo Lupateli, gerente de Educação da Região Metropolitana do SENAI; e de Evandro Lazarotto, representando a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

“A capacitação de nossos trabalhadores é essencial para o desenvolvimento do município e a inserção dos jovens no mercado de trabalho cada vez mais tecnológico”, afirmou a secretaria municipal, em nota oficial parabenizando os formandos.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos voltados à manufatura aditiva — tecnologia de ponta aplicada na criação de protótipos e peças funcionais a partir de modelos digitais. O uso de CAD e a operação de impressoras 3D foram os principais focos, preparando os alunos para atuar em setores industriais, de design, engenharia e desenvolvimento de produtos.

Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Colombo reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico por meio da educação profissionalizante, impulsionando oportunidades para os cidadãos e atendendo às demandas do setor produtivo.

Compartilhe nas Redes Sociais: