A primeira edição do Festicol Gourmet 2025 já está movimentando a cidade e promete ser um marco na história de Colombo. O evento, que começou em 15 de maio e termina em 22 de junho, surge como uma oportunidade para valorizar e fortalecer os estabelecimentos locais — veja lista ao final da reportagem.
O Festicol Gourmet 2025 é um concurso gastronômico que reúne 48 estabelecimentos de Colombo. Cada participante criou um combo exclusivo para o evento, no valor fixo de R$ 59,90, que inclui comida e bebida. A ideia, segundo a Prefeitura de Colombo, é oferecer uma experiência gastronômica diferenciada ao público, que, além de saborear, também assume o papel de jurado.

Osmair Possebam, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEICT). Foto: Andreza dos Santos/Jornal de Colombo
A votação é totalmente popular e feita de forma digital.
“Cada estabelecimento será avaliado com base nesse combo. A pessoa vai até o local, consome e, a partir desse momento, precisa fazer a avaliação. E ela é bem simples”, explica o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEICT), Osmair Possebam. “Através do QR Code disponível nos materiais dentro do estabelecimento, o cliente acessa o site da Prefeitura e faz a avaliação, considerando cinco quesitos: combo, cardápio, atendimento, ambiente e higiene.”
O sistema de avaliação é democrático e qualitativo. Segundo a Prefeitura, para garantir justiça na comparação entre negócios com perfis diferentes, os estabelecimentos foram classificados em quatro categorias: bares/pubs, lanchonetes, restaurantes e pizzarias.

Romualdo Uniczycki Filho, Diretor de Comércio e Serviços na Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEICT). Foto: Andreza dos Santos/Jornal de Colombo
“A metodologia foi pensada justamente para garantir equilíbrio. Não seria justo avaliar uma pizzaria da mesma forma que uma lanchonete, por exemplo. Apesar de alguns negócios atuarem em mais de um segmento, na inscrição o empresário escolheu em qual categoria gostaria de concorrer. A partir dessa decisão, não foi possível alterar mais”, completa Romualdo Uniczycki Filho, Diretor de Comércio e Serviços na SEICT.
O secretário Osmair deixa claro que o caráter do evento é positivo.
“É, sim, uma competição no bom sentido. As empresas de destaque receberão uma placa como ‘Empresa Destaque do Primeiro Festival Gourmet 2025’. Assim, ficará registrado esse reconhecimento. Isso mobiliza empresários, população, todo mundo.”
Já para Romualdo, o festival vai além da competição.
“Não é uma competição. É um movimento de valorização da nossa cidade, um fomento à cultura e à economia local. A premiação não é dos ‘melhores’, mas sim dos ‘destaques’. O que conta é a média das avaliações, e não o número de votos. Isso gera uma votação qualificada, justa e muito mais construtiva.”
Mais que um festival, uma construção coletiva
A inspiração para o Festicol Gourmet 2025 surgiu em 2022, no pós-pandemia.
“Na época, eu não era secretário, estava como vereador, e fui procurado por um grupo interessado em fazer algo pela gastronomia local. Percebi que, se envolvêssemos a Prefeitura, o impacto seria maior. Agora, em 2025, como secretário, colocamos o projeto em prática. E já é um sucesso”, relembra Osmair.
A Prefeitura de Colombo afirma que o Festicol Gourmet 2025 é só o “começo de uma transformação”. Ao final do evento, cada participante receberá uma devolutiva detalhada da sua avaliação. E, no final deste ano, a expectativa do poder público municipal é lançar o Mapa Gastronômico de Colombo — uma ferramenta pública que será referência para quem visita ou mora na cidade em busca de boas experiências gastronômicas.
Romualdo complementa:
“O poder público age por provocação. Lá atrás, quando eu ainda era diretor de Turismo, percebemos uma demanda do setor gastronômico que não estava sendo atendida. Buscamos referências em festivais como o Bom Gourmet e a Comida di Buteco e adaptamos para a realidade de Colombo”, opinou. “Colombo deixou de ser uma cidade grande para ser uma grande cidade. Hoje temos turismo, gastronomia, segurança e qualidade de vida. Recebemos, nos finais de semana, mais de cinco mil pessoas nos restaurantes locais, e às vezes nem percebemos isso. Está na hora de valorizar o que é nosso.”
Convite
Os vencedores de cada segmento serão conhecidos no dia 30 de junho, durante um evento no Bosque da Uva, onde receberão seus troféus. O reconhecimento ficará eternizado em uma placa que poderá ser exibida nos estabelecimentos vencedores.
“Você, colombense ou visitante, venha conhecer a gastronomia de Colombo. Acesse o site da Prefeitura, veja os participantes, escolha um — ou todos —, saboreie o melhor da nossa cidade e faça sua avaliação. Isso ajuda demais os nossos empresários. O Festicol não é uma competição negativa, é um movimento para fazer Colombo crescer”, convida Osmair Possebam.
Romualdo reforça:
“Venham, pesquisem as casas participantes. São 48 opções incríveis. Aproveitem essa experiência, porque ela fica para a vida inteira. Avaliem com sinceridade, pois isso ajuda os empresários a entenderem como podem melhorar ainda mais”.
Clique aqui para acessar a lista completa dos participantes.