Exposição na Casa da Cultura relembra dia de luta contra o racismo

Foto: Eduardo Taborda – Jornal de Colombo

No dia de denúncia contra o racismo, uma exposição na Casa da Cultura, no Centro de Colombo, trás uma reflexão sobre esta data importante de luta e de lembrança. A exposição do Artista Plástico Gabriel Tobias, morador do bairro Jardim Cesar Augusto, mostra sobre a cultura africana trazendo entalhes de madeira.

A equipe do Jornal de Colombo bateu um papo com o artista, ele conta que a sua inspiração vem das suas raízes familiares. ”Eu comecei quando era pequeno, não na arte africana, eu fazia mais bengala , fio para religião também, quando eu me mudei e vim morar aqui (Colombo) eu não estava trabalhando, ai comecei procurar a arte e gostei, fui procurar quem fazia para aprender mais, e hoje faço a arte na madeira com arte africana”.

O evento prestigiado pelo presidente da Câmara Vagner da Viação, diretora de Cultura Marinei Vidolin, Coordenadora de Igualdade Racial Sara Regina da Silva e servidores, foi um marco da cultura colombense demonstrando que no Dia da Abolição da Escravatura, é necessário lançar um olhar mais amplo sobre os eventos comemorativos.

“Destacar, neste dia, que é de luta por igualdade racial uma exposição de um artista tão jovem, que busca sua inspiração na ancestralidade, na religiosidade do seu povo, e na história dos seus antepassados, é motivo de orgulhos para todos nós colombenses. Só temos a agradecer ao artista Gabriel Tobias”, disse Marinei Vidolin.

A exposição traz carrancas e objetos decorativos e de cunho religioso esculpidos em madeiras. Segundo Gabriel, para a produção da sua arte, ele tem inspiração nas religiões de matriz africana e se utiliza de formões em diversos tamanhos e formatos, além de vernizes e corantes.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

Curitiba recebe 3ª Feira de Dia das Mães com mais de 190 expositores

Curitiba recebe a 3ª Feira de Dia das Mães no começo do mês de maio,…

44 minutos ago

Aluno Energia tem inscrições abertas até esta quinta

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições…

16 horas ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

7 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

1 semana ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

1 semana ago