POR KAINAN LUCAS – JORNAL DE COLOMBO

Foto: Eduardo Taborda - Jornal de Colombo

Foto: Eduardo Taborda – Jornal de Colombo

Com a expectativa lá em cima para uma das datas mais importantes do ano, a véspera do dia das mães foi de comércio movimentado pelas ruas de Colombo. Na região do Alto Maracanã, as calçadas estavam fervendo, e os consumidores saiam das lojas de sacolas cheias.

Após dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-19, com comércios fechados, o dia das mães dos anos 2020 e 2021 tiverem reduções consideráveis nas vendas durante este período. O Jornal de Colombo foi às ruas para saber da população quais são as expectativas para o próximo domingo (08).

Simone Costa (43), disse que deixou para a última hora aquele presentinho para a sua mãe. “Não tem jeito, o brasileiro é assim mesmo sempre deixando para a última hora, e olha que eu já venho pensando a um tempão qual presente eu daria para a minha mãe, mas devido à correria do dia a dia sempre vamos deixando para frente, e o resultado é este sempre na última hora”, disse Simone.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Datacenso, para a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), a expectativa é que as vendas tenham aumento de 19%, este ano, com a proximidade do dia das mães.

O levantamento foi feito com 500 comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana, além de Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A pesquisa foi realizada para identificar a percepção dos empresários depois da flexibilização das medidas de combate à Covid-19, nesse período de retomada da economia.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada, a maioria dos comerciantes do estado do Paraná esperam que as suas vendas superem o dia das mães do ano passado. Os comerciantes estão mais confiantes com a vendas deste ano, pois a pandemia apresenta queda nos números de infectados e a vacinação está bastante avançada.

Gustavo Freitas (28) é vendedor em uma loja do Alto Maracanã e já percebeu que o movimento aumentou em comparação com 2021. “Este ano está muito bom para nós que trabalhamos com vendas, até porque a cidade tem de tudo, os consumidores não precisam ir muito longe, então os clientes podem encontrar tudo mais fácil e rápido mesmo sendo de última hora”, disse Gustavo ao Jornal de Colombo.

Já outro instituto de pesquisa, o DataVeras, realizou um levantamento sobre quais estilos de presentes os consumidores pretendem adquirir para o dia das mães. Segundo a pesquisa 46% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo que no ano passado, 29,4% pretendem gastar mais, outros 20,3% menos e 4,3% dos entrevistados não sabem/não responderam. Os presentes mais citados são roupas, perfumes, cosméticos, flores e calçados. Os entrevistados pretendem presentear, além das próprias mães, esposas, companheiras e filhas. A maioria (69%) disse que comprara presencialmente em lojas, contra 20,9% na internet e cerca de 10% que ainda não sabem.

Compartilhe nas Redes Sociais: