A Polícia Federal, por meio do Setor de Planejamento Operacional da Superintendência da PF em São Paulo, localizou e prendeu na última terça-feira (15/2), Onaireves Nilo Rolim de Moura, ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF).
O ex-dirigente estava foragido há três anos, desde que foi expedido, pela Justiça Federal do Paraná, um mandado de prisão que condenou Moura a 22 anos, 4 meses e 12 dias de prisão em regime fechado, pela prática de estelionato, apropriação indébita e formação de quadrilha. O processo já transitou em julgado e não cabe mais recurso por parte da defesa.
Conforme a sentença proferida pelas autoridades, o ex-presidente da entidade foi considerado como “o comandante de uma quadrilha que desviou recursos da FPF”, entidade que presidiu de 1985 até 2007.
“O réu utilizava a estrutura da Federação e o prestígio que possuía frente a terceiros devido ao cargo que ocupava, para facilitar o cometimento dos crimes, atuando em diversos setores da FPF”, diz um trecho da condenação.
Entre os fatos narrados na denúncia contra o ex-presidente da FPF estão a apropriação de dinheiro de cessão de direitos de transmissão de partidas e desvio de dinheiro de arrecadação de cinco jogos do Campeonato Brasileiro de 2005, ocorridos em Maringá, no norte do estado.
Ainda de acordo com a sentença, o grupo comandado por ele teria se apropriado de percentual de arrecadação das competições nacionais e também usou uma empresa de fachada para movimentar parte dos recursos desviados.
Em novembro de 2007, sob as mesmas acusações, o ex-dirigente ficou preso durante cinco meses por supostamente desviar cerca de R$ 5 milhões dos cofres da FPF, sendo solto quatro meses depois. Um ano antes, em 2006, ele já havia sido preso por apropriação indébita de recursos previdenciários.
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…
A Black Friday pode ser uma grande oportunidade ou um risco para os negócios. Descubra…
O desejo de ouvir o Hino da Bandeira cantado por um coral de crianças …
Relatórios indicam queda no número de apreensões, atribuída a políticas mais rígidas de controle de…
Obras e equipamentos públicos transformam municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Governo do…
Edital da Seap e Deto oferece veículos recuperáveis e sucatas em leilão online com visitação…