Evento destaca como o Paraná é um importante pólo de investimento para os empresários e executivos

Foto: Ari Dias – AEN/PR

Infraestrutura de qualidade, posição estratégica, mão de obra qualificada e, principalmente, diálogo e confiança nas políticas públicas estaduais. Esses foram alguns dos pontos destacados por empresários, executivos e dirigentes de entidades do setor produtivo como diferenciais do Paraná para atração e manutenção de investimentos privados.

Presentes no evento promovido pelo Governo do Estado para celebrar R$ 120 bilhões investidos no Paraná desde 2019, que aconteceu na noite da terça-feira (17) no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, eles apontaram questões como o programa de incentivos fiscais e a redução de burocracias como instrumentos importantes nesse processo.

A boa gestão do Estado durante a pandemia de Covid-19 também foi imprescindível para, mesmo com as restrições, manter os investimentos e fechar em alta os indicadores econômicos, ao mesmo tempo em que atendia as questões de saúde pública. Com isso, o Paraná terminou 2021 com a geração recorde de empregos, com a criação de mais de 172 mil vagas com carteira assinada, com crescimento de 9% na indústria, terceiro melhor resultado do País, e com avanço de 3,3% no Produto Interno Bruto (PIB), o maior desde 2014.

“A gestão do governo foi muito boa durante a pandemia, e a indústria conseguiu manter sua atividade na média, tivemos um bom volume na geração de empregos, investimentos no período e com aumento, inclusive, na arrecadação do compulsório pago para o sistema Sesi e Senai”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS – Medidas fiscais mais atrativas, como a dilação de prazo e diferimento do recolhimento do ICMS para investimentos industriais, e outros incentivos foram determinantes, por exemplo, para instalação da Maltaria Campos Gerais, que prevê investimento de R$ 1,5 bilhão de seis cooperativas em Ponta Grossa.

“É fruto de um empenho e visão de mercado das cooperativas, que coincidiu também com o apoio que o Governo do Estado está dando para a atração de investimentos. De outra forma, poderíamos instalar em outro estado ou outra região”, afirmou o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, uma das envolvidas no empreendimento.

“Quando avaliamos novos investimentos sempre olhamos para a infraestrutura e para as pessoas, para a formação de engenheiros, por exemplo,”, disse. “Começamos 2022 com tudo, com o a renovação e lançamento de três novos modelos de veículos. O diálogo e a abertura que temos com o Governo do Paraná, com muita transparência, são fatores determinantes para os nossos investimentos”. Concluiu.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

4 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

5 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

5 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago