A partir desta segunda-feira (5), estudantes das escolas estaduais e municipais do Paraná poderão atualizar suas carteiras de vacinação em uma nova força-tarefa do Governo do Estado, envolvendo as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). A campanha, que ocorre de 5 a 16 de agosto, tem foco na vacina contra a influenza, mas também incluirá outras vacinas, como pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, DTP e HPV.

Antes da vacinação, as carteiras serão avaliadas para determinar quais vacinas os estudantes precisam. A imunização será realizada nas instituições de ensino, com a assinatura de consentimento dos pais, que poderão acompanhar o processo.

Segundo o secretário de Educação, Roni Miranda, os pais receberão documentos para assinar e retornar com a carteira de vacinação dos filhos. A campanha é parte da iniciativa “Proteja seu filho em cada fase da vida – Caderneta de vacinação em dia é saúde a vida inteira”, lançada em julho com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).

O secretário de Saúde, César Neves, reforçou a importância da vacina como instrumento de saúde pública, mesmo com o Paraná tendo alta cobertura vacinal. De março a abril de 2024, o Estado já verificou mais de 1,7 milhão de carteirinhas e aplicou 45 mil doses de vacinas em 334 municípios.

 

Com informações da AEN-PR

Compartilhe nas Redes Sociais: