Categories: Regional

EstaR eletrônico registra 45 mil operações

Desde o início do funcionamento do novo sistema que automatiza a utilização de vagas regulamentadas em Curitiba, no dia 16 de março, o EstaR Eletrônico já registrou 45 mil operações. O número é considerado alto, principalmente porque os bloquinhos de papel seguem sendo utilizados até o dia 10 de maio. A partir desta data, o serviço será exclusivamente digital. A URBS (Urbanização de Curitiba) ainda vai avaliar a necessidade de prorrogação deste prazo por conta da pandemia. “Estamos acompanhando de perto os efeitos das medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19. O EstaR eletrônico começou na semana seguinte à chegada da pandemia aqui em Curitiba”, disse Vilson Kimmel, gestor da área de Tecnologia da Informação do município.

Até o momento, cada aplicativo homologado para oferecer o EstaR eletrônico já registrou em média 100 mil downloads e podem ser baixados em smartphones e aparelhos nas plataformas Android e iOS. No total, são nove aplicativos, mas por enquanto, apenas sete estão ativos e disponíveis: Faz Digital Curitiba, El Parking, Zul EstaR Digital, EstaR Digital Zazul, Meu EstaR, Transitabile e Estacionamento Digital. Para quem não possui celular, ou até mesmo por alguma razão ficou sem a possibilidade de usar o aparelho, há ainda 160 pontos comerciais e de serviços que estão habilitados a vender créditos. A lista de estabelecimentos, que inclui restaurantes, papelarias, farmácias, entre outros, pode ser acessada no site da URBS. O número de pontos disponíveis deve ser ampliado, assim que o comércio tiver suas atividades normalizadas. Nas ruas onde não há pontos comerciais, está prevista a instalação de totens para a venda de créditos. Atualmente, Curitiba conta com 12.088 vagas tarifadas de estacionamento. 

Funcionamento

Para usar o EstaR Eletrônico, o motorista terá que comprar o crédito por aplicativo de celular ou em pontos de venda físicos e indicar o local onde irá deixar o veículo, a placa e o tempo de permanência. Os créditos serão fracionados de 15 em 15 minutos, diferentemente do sistema em papel. A fração de 15 minutos de estacionamento custará R$ 0,75 e a hora cheia R$ 3. Caso tenha que mudar o carro de área, uma nova compra terá que ser feita. O usuário que ainda tem bloquinhos tem até 10 de junho para trocá-los por créditos do EstaR Eletrônico. A troca poderá ser feita nos postos da Urbs da Rodoferroviária (sede) e das Ruas da Cidadania. “Estamos fazendo uma transição gradualmente para que o usuário se familiarize com o sistema eletrônico”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. No entanto, vale ressaltar uma grande diferença em relação ao sistema antigo. Em caso de notificação por estacionamento irregular, o usuário poderá regularizar a situação antes de ser multado, mas não será mais possível reverter em créditos.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

12 horas ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

15 horas ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

17 horas ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

19 horas ago

AÇÃO SOLIDÁRIA DESTINA PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AUXILIAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Contribuintes têm a oportunidade de auxiliar as vítimas das recentes inundações no Rio Grande do…

20 horas ago

CAIXA LIBERA ABONO DO PIS/PASEP NASCIDOS EM MAIO E JUNHO

  A partir do dia, 16, cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada…

20 horas ago