O Grupo Estradeiros do Paraná e a Paraná Turismo estão trabalhando em parceria para o desenvolvimento do turismo de motorhomes. O tema vem sendo discutido já há alguns meses e, recentemente, foi apresentado ao secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o que fez esse segmento entrar no radar de projetos a serem desenvolvidos pelo Estado.

Entre os objetivos do projeto, conforme sugestões de grupos de entusiastas dos motorhomes, está o de alocar pontos de apoio nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) que ficam nas rodovias concessionadas que cortam o Estado.

A ideia, de acordo com o diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, é transformar o Paraná em um tipo de hub para esse segmento, trazendo motorhomes de outras regiões do País e, principalmente, de outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile. Enquanto o Brasil conta com cerca de 48 mil motorhomes, esses outros três países somam cerca de 100 mil. “Vendo a possibilidade do crescimento dessa modalidade de turismo aqui no Estado, vimos a viabilidade de termos pontos de apoio para receber esse pessoal que vem de outros estados e outros países”, explicou Irapuan. “Estamos preparando o Estado para se tornar esse ‘hub’ que tanto precisamos”, destacou. Além disso, eventos devem ser realizados em algumas cidades paranaenses para a divulgação desse projeto voltado aos motorhomes.

Alguns municípios do Paraná já contam com estruturas para esses veículos, como Guaíra, com o Centro Náutico Marinas; Santa Helena, com o Balneário Santa Helena; Campo Largo, com o Camping No Sol; e Guaratuba, com o Camping Municipal. Um projeto-piloto, com a parceria do Governo do Estado, também está sendo desenvolvido às margens do Rio Paraná, no munícipio de Icaraíma, na região Noroeste.

Compartilhe nas Redes Sociais: