O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) disponibiliza aos cidadãos paranaenses um infográfico com mapa que apresenta o nível de qualidade e confiabilidade dos portais da transparência dos 399 municípios do Estado. Os dados utilizados fazem parte do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), realizado pela primeira vez em 2019.

Para verificar o desempenho de cada portal, foi firmado um termo de cooperação técnico-científica entre o TCE-PR e a Universidade Positivo, que venceu processo de chamamento público realizado pelo Tribunal. Em seguida, foram realizados 12 encontros, entre outubro e novembro de 2019, nos quais 35 alunos do primeiro ao quinto ano do curso de Direito da instituição de ensino analisaram a qualidade dos portais da transparência municipais. Durante o processo, as informações eram validadas, por amostragem, por servidores do órgão.  A avaliação dos portais levou em consideração cinco itens: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

A cidade com o melhor serviço de portal da transparência, segundo o ranking, é a cidade interiorana de Candói, que faz divisa com Guarapuava, na região central do Estado. O município atingiu um índice de 94,48%. As cidades de Cascavel, Maringá e Londrina, também se destacam, com índices acima dos 80%. A cidade com o pior portal da transparência foi Luiziana, situada ao lado de Campo Mourão, no Norte. O município atingiu um índice de apenas 6,01%. 

A capital paranaense, Curitiba, ficou em 198º lugar, com um índice de 65,23%, pouco acima da média estadual, de 63,98%. Já o município de Colombo ficou em 83º, com um índice de 73,93%.

Compartilhe nas Redes Sociais: