Começa nesta quinta-feira, 16, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Após a primeira fase, que priorizava idosos e profissionais de Saúde, fazem parte do grupo prioritário desta fase os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além de indígenas. A imunização voltada a este público vai até o dia 9 de maio, quando acontece o Dia D de vacinação e o início da terceira fase da campanha.

Novamente, as doses da vacina serão entregues por lote nas 22 regionais do estado. Neste primeiro lote, serão entregues 273 mil doses, de um total de 906.622 para esta fase da campanha. Mais uma vez, pontos adicionais, como escolas, devem ser utilizados como pontos de vacinação, para evitar aglomerações. Esta é uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde. “Nosso objetivo é que a campanha de vacinação aconteça além dos postos de saúde, evitando filas e aglomerações no momento da busca pela vacina e que o Estado conquiste cobertura acima de 90% da população estimada em 2,879 milhões”, disse o secretário da pasta, Beto Preto.

Na primeira fase da campanha, que teve início no dia 23 de março, foram imunizadas quase 1,5 milhão de pessoas no Paraná. Em números exatos, foram 1.487.155 de doses para uma população de 1.429.775. Segundo os números da SESA, 92,99% dos idosos e 77,89% dos trabalhadores da área da saúde foram imunizados. 209 municípios atingiram 100% da população de idosos vacinados.

Compartilhe nas Redes Sociais: