Foto: Divulgação Sanepar

Foto: Divulgação Sanepar

A temperatura está abaixando cada vez mais, e a onda de frio é tensa, e está sendo sentida pelos paranaenses. Neste mês de maio antecipa também a necessidade de alguns cuidados com o hidrômetro.

As baixas temperaturas podem provocar o congelamento da água na tubulação e até romper os equipamentos que fazem a medição do consumo de água.De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a predominância de uma massa de ar polar sobre o Estado continua baixando as temperaturas em muitas cidades, inclusive com possibilidade de geada e de chuva congelada no Sul paranaense.

As baixas temperaturas podem provocar o congelamento da água na tubulação e até romper os equipamentos que fazem a medição do consumo de água.

Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) orienta seus clientes a tomarem algumas precauções para que o hidrômetro não seja danificado, evitando transtornos como vazamentos, desabastecimento ou a necessidade de troca do equipamento.

A proteção do hidrômetro pode ser feita de forma bem simples, com uso de caixa de papelão, plástico, lona, madeira ou outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o ele e o encanamento exposto, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura.O material deve ser de fácil remoção para que o leiturista possa fazer a medição do consumo.

Segundo o Simepar, o frio deve continuar intenso nos próximos dias, apresentando maior probabilidade de geadas na sexta-feira e no sábado (20 e 21).

Compartilhe nas Redes Sociais: