O Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT) realizou um balanço dos atendimentos desde o início da pandemia da Covid-19 até o final de maio e registrou um aumento preocupante no número de traumas atendidos na última semana deste mesmo mês. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a redução no isolamento domiciliar tem contribuído para o aumento de casos. O local é referência para atendimentos a acidentes de trânsito, de trabalho e ferimentos por armas, entre outros.

No final de março – quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 confirmados no Paraná – os atendimentos a traumas na instituição de saúde caíram de 1.740 por dia para 392/dia. Já na última semana de maio o número subiu para 789 atendimentos por dia. “Os dados apresentados mostram, infelizmente, parte do reflexo do descumprimento das medidas de isolamento domiciliar e distanciamento social. Este aumento é preocupante, visto que sobrecarrega os serviços de saúde que, mais do que nunca, precisam estar disponíveis para atendimentos a casos suspeitos ou confirmados de coronavírus”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Estamos vendo um aumento de circulação de pessoas em todo o Paraná. Sabemos que datas comemorativas e feriados tendem a atrair a população para sair de casa. O momento, no entanto, é de restrição. Precisamos tomar medidas agora para que em breve tudo possa voltar ao normal”, acrescentou o secretário.

Segundo o secretário, o reforço do isolamento domiciliar deve ser mantido para que ocorra a diminuição da circulação do vírus e também a queda de acidentes que podem ser evitados. “Precisamos que a população entenda a importância de ficar em casa. Um jantar na casa de um amigo pode resultar em muito mais coisas do que somente a quebra da quarentena. A orientação do isolamento tem por objetivo principalmente a preservação da vida humana”, ressaltou.

Compartilhe nas Redes Sociais: