Cerca de 200 presos de 17 unidades prisionais do Paraná estão confeccionando máscaras, pijamas e outros itens de proteção individual para agentes da saúde e da segurança pública de todo o Estado. A cada dia trabalhado, o detento se beneficia com a redução de um dia da pena. A estimativa é que sejam produzidos diariamente 7,8 mil itens. O material também será destinado a detentos que estiverem com suspeita ou confirmação de contaminação por coronavírus.

“Precisamos que os nossos profissionais estejam bem protegidos contra esta pandemia para poderem continuar seu trabalho”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Para a realização do trabalho, a matéria prima é adquirida com verbas do próprio Departamento Penitenciário, mas a maior parte dos materiais é proveniente de doações. “Temos estrutura e podemos ampliar esta produção em caso de necessidade” completou o secretário. Segundo ele, parte dos produtos, inclusive, já foram doados a hospitais e unidades públicas de saúde e às polícias Militar e Civil do Estado, assim como aos presos e servidores do Departamento Penitenciário.

A confecção dos materiais segue normativas de segurança e orientações de técnicos de saúde. “Sabemos o quanto o cuidado com a higiene é importante. As doações que recebemos de matéria-prima retornam às instituições e organizações na forma do produto já pronto”, afirmou o diretor-geral do Depen, Francisco Alberto Caricati; Além disso, na Região Metropolitana de Curitiba, em Francisco Beltrão e em Londrina, também há confecção de jalecos, que serão usados por servidores da saúde e da segurança pública.

Compartilhe nas Redes Sociais: