A Polícia Militar do Paraná (PMPR) promoveu na última sexta-feira, 12, a cerimônia de troca de comando na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. O coronel Péricles de Matos foi para a reserva remunerada e deu lugar ao coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O novo comandante nasceu em Curitiba, é casado e tem filhos. O militar entrou na corporação como soldado em 1992 e a primeira unidade a servir foi o 13º Batalhão. Depois trabalhou no 12º Batalhão, na Companhia de Polícia de Choque, na Força Samurai e foi comandante do 17º Batalhão, do 5º Batalhão e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Comandou, ainda, a Companhia de Eventos, o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) e foi chefe da Divisão de Operações de Segurança do Governo do Estado. A sua última tarefa foi como subcomandante-geral da PM. “É um orgulho chegar onde cheguei. Comecei como praça e ao longo dos últimos anos desempenhei diversas atividades operacionais e administrativas. E agora, em meio à pandemia, temos um desafio extra e não podemos parar. Nossos policiais estão orientando a população”, disse o coronel Hudson.

A solenidade teve a presença do governador Ratinho Junior, que valorizou o currículo do novo comandante. “Ele tem muita qualificação e competência para exercer essa função estratégica no campo da segurança pública paranaense. O coronel tem ampla experiência em logística, na área administrativa e também em gerenciamento de pessoas e vai nos ajudar muito nos próximos anos”. afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, também esteve no evento e lembrou dos objetivos da corporação para os próximos anos sob novo comando. “Quem trabalha com segurança pública não dorme. É preciso vocação e paixão. A PM do Paraná é bem estruturada e a missão é de continuidade do trabalho de aproximação com a sociedade e das operações. Queremos melhorar os índices contra a criminalidade. A sociedade perceberá o policiamento na rua, a segurança pública trabalhando, e deve ter tranquilidade para desenvolver as atividades do dia a dia”, afirmou.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Tito Campos de Paula; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Camargo; o procurador Vani Antonio Bueno, representando o Ministério Público do Paraná; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Welby Salles; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; o secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; os deputados estaduais Alexandre Amaro, Alexandre Curi, Tião Medeiros, Soldado Adriano José, Coronel Lee, Delegado Recalcatti, Tiago Amaral, Goura e Ricardo Arruda; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Tico Kuzma; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o diretor do Depen, Francisco Caricati; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; e diversas autoridades militares.

Compartilhe nas Redes Sociais: