Em análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que avaliou quinze estados brasileiros, colocou o estado do Paraná como a unidade federativa com maior crescimento industrial durante o mês de outubro. De acordo com o levantamento, a produção industrial do Paraná cresceu 3,4% entre setembro e outubro deste ano. O crescimento foi registrado pelo segundo mês consecutivo.

O Paraná, aliás, vem registrando crescimento no setor há seis meses consecutivos. A produção industrial cresceu 20,7% em maio; 4,9% em junho; 2,8% em julho; 4,2% em agosto; 7,7% em setembro; e 3,4% em outubro. Os ganhos acumulados foram de 51,5% nesse período, diminuindo as perdas acumuladas do ano e estimulando a geração de empregos e as atividades correlatas de comércio e serviços. “A indústria paranaense é muito forte e é um dos motores da retomada econômica por conta de sua diversidade e presença tanto na Capital como no Interior”, avaliou o governador Ratinho Junior. “A produção começa a reviver os patamares alcançados no período de normalidade de 2019, ano em que atingimos o maior resultado do País. É uma amostra do trabalho de todos os paranaenses”, completou.

O resultado do levantamento do IBGE acompanha os dados positivos divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério da Economia. No mês de outubro, o Paraná abriu 33.008 novos postos de trabalho, com 8.452 empregos criados na indústria de transformação, terceiro setor que mais assinou carteiras. O Estado é o segundo que mais gerou oportunidades de emprego em 2020.

Compartilhe nas Redes Sociais: