A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira, 16, novo boletim epidemiológico da dengue, com o registro de 132 novos casos da doença em todo o Estado. Desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2020, já foram registrados 2.704 casos.

Dos 399 municípios paranaenses, 205 têm casos da doença, 15 apresentam casos de dengue com sinais de alarme e seis têm casos de dengue grave. A diferença nas classificações está nos sintomas apresentados que podem ser considerados desde inaparentes e subclínicos até levar ao choque e ao óbito.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a necessidade de cuidados em relação à prevenção. “O Estado segue em alerta para a dengue e nossa principal recomendação é para que a população mantenha ambientes internos e externos das residências livres de recipientes que possam acumular água parada. A proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, acontece nestes recipientes”, disse.

No atual período epidemiológico, o município de Colombo não tem casos confirmados. Até o momento, foram onze notificações, com nove casos descartados e dois que seguem em investigação. Em relação à zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mesmo vetor, não há notificação na cidade.

Compartilhe nas Redes Sociais: