A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou nesta sexta-feira, 26, mais um Informe Epidemiológico sobre o sarampo. Já são 63 dias sem novos casos da doença. Segundo a SESA, são necessários 90 dias para que a situação de surto seja afastada.

O monitoramento do sarampo começou em agosto de 2019, quando foi confirmado o primeiro caso, em Campina Grande do Sul, após 20 anos sem registros da doença no Estado. Até o dia 24 deste mês, quando foram fechados os dados do boletim desta sexta-feira, o Paraná somava 3.433 notificações para o sarampo; 1.536 são casos confirmados; 1.020 estão em investigação e 877 descartados para a doença.

Os dois últimos casos confirmados de sarampo foram registrados em 24 de abril, em Piraquara. Os pacientes receberam tratamento adequado, com medidas de isolamento domiciliar e também vacinação das pessoas mais próximas.

Em relação ao informe anterior, a publicação de hoje traz 256 casos a mais. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica explica que são casos que já estavam em investigação e por isso não são considerados novos. “Estamos próximos de sair da situação de surto e por isso reafirmamos a importância da vacina, principalmente diante da pandemia. Estar imunizado é estar protegido”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ampliação da campanha

Ofício do Ministério da Saúde enviado a todos estados informa que o prazo da campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogado, de 30 de junho para o dia 31 de agosto. Desta forma, a vacinação para pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos, segue em todo o Paraná. A Secretaria da Saúde recomenda, de acordo com as orientações do MS, que a operacionalização da vacinação nos municípios siga medidas de proteção para se evitar o risco do contágio da Covid-19.

“Indicamos que as secretarias municipais de saúde realizem atividades de vacinação em locais amplos e arejados, sempre evitando aglomerações”, ressalta a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Compartilhe nas Redes Sociais: