Os municípios do Paraná que possuem Unidades de Conservação (UCs) Municipais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em seu território devem cadastrar essas áreas junto ao Instituto Água e Terra (IAT) até o dia 30 de julho. O prazo para a realização do cadastro se encerraria nesta terça-feira, 15, e foi prorrogado. As informações devem ser preenchidas no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (CEUC), que tem o objetivo de construir um banco de dados oficial do Sistema Estadual de Unidades de Conservação.

O diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, ressalta que todas as áreas devem estar cadastradas, conferidas e validadas ainda neste ano, para serem devidamente contempladas no programa estadual de ICMS Ecológico em 2022. “O cumprimento do prazo por parte dos municípios para o cadastro das UCs municipais e RPPNs até o final do mês que vem, além de colaborar para a implantação do sistema, gera bonificação para as áreas”, disse.

O diretor lembrou, ainda, que o IAT disponibilizou dois treinamentos, no canal do YouTube da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), para apresentação e capacitação de uso do sistema. Os municípios também contam com um manual de utilização do sistema, que pode ser acessado pela página do IAT.

Compartilhe nas Redes Sociais: