Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde, apenas nove municípios paranaenses aplicaram todas as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Governo do Estado até a última quarta-feira, 17. De acordo com o órgão, 22 cidades utilizaram mais de 90% das primeiras doses e 98 mais de 80%, enquanto 38 municípios ainda não aplicaram nem a metade do que foi entregue. A média no Paraná é de pouco mais de 70%.

O Estado já recebeu mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, mas parte do estoque ainda está reservada no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para a segunda aplicação. Os imunizantes são a CoronaVac (Sinovac/Butantan) e a vacina da parceria Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

O município de Colombo aplicou 60,17% das vacinas recebidas, índice abaixo da média estadual. Segundo a Prefeitura Municipal, foram aplicadas 5.429 vacinas como primeira dose e 1.614 vacinas como segunda dose.

Os municípios que aplicaram 100% são Tamarana, Diamante do Norte, Diamante D’Oeste, Jardim Olinda, Nova Santa Bárbara, Porto Rico, Santa Tereza do Oeste, Siqueira Campos e Cascavel. “Mantemos diálogo constante com as secretarias municipais para acelerar a vacinação. É uma questão prioritária nesse momento de aumento de casos e internações que o Paraná atravessa. As vacinas diminuem muito as formas graves da doença e são a única solução nesse momento”, afirmou o secretário Beto Preto.

Em relação à segunda dose, apenas seis municípios conseguiram completar mais de 50% da vacinação dentro dos grupos prioritários: Campina Grande do Sul (76,7%), Tamarana (74%), Alvorada do Sul (73,2%), Manoel Ribas (64,2%), Diamante D’Oeste (62,8%) e Mangueirinha (53%). Outros 58 municípios aplicaram entre 30% e 50% e 323 entre 1,1% e 29%.

Doze municípios ainda não começaram a aplicar a segunda dose: Palmital, Ouro Verde do Oeste, Perobal, Mandaguari, Nova América da Colina, Doutor Ulysses, Guaratuba, Prudentópolis, Prado Ferreira, Iguaraçu, Tunas do Paraná e Miraselva.

Compartilhe nas Redes Sociais: