Na manhã desta sexta-feira, 25, o governador  Ratinho Junior e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, assinaram um convênio para a obra de duplicação da BR-469, em Foz do Iguaçu. A Rodovia das Cataratas vai receber um investimento total de R$ 139,47 milhões, repartidos entre a usina hidrelétrica (136,32 milhões) e o Governo do Estado (R$ 3,15 milhões).

O Estado também será o responsável pela licitação, gestão e acompanhamento da obra na única via de acesso às Cataratas do Iguaçu e ao aeroporto. A ação prevê a revitalização de 8,7 quilômetros, do trevo de acesso à Argentina até a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. “Três das demandas mais importantes de infraestrutura em Foz do Iguaçu estão em andamento, que são a ampliação da pista do aeroporto, a Ponte da Integração e a duplicação da Rodovia das Cataratas. Hoje demos mais um passo nessa última grande intervenção”, afirmou Ratinho Junior. “O município tem vocação para o turismo e essas obras vão trazer investimentos, atrativos. Foz do Iguaçu sofreu muito com a pandemia e o fechamento do acesso Brasil-Paraguai. Estamos criando vetores para acelerar a força do turismo e a economia do município”.

Já o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional destacou que a duplicação era uma prioridade desde o início da sua gestão. “Esse compromisso assinado com o Governo do Estado é uma etapa importante das atividades. O governador indicou essa obra no começo das nossas conversas e hoje firmamos essa parceria. Essa obra tem exigências técnicas muito grandes, com ciclovias, viaduto e passagens para os animais. Ela se integrará ao ambiente dos atrativos de Foz do Iguaçu”, disse Silva e Luna.

A expectativa é que a licitação seja feita ainda em 2020 pelo Governo do Estado e que as obras iniciem no primeiro semestre de 2021 (possivelmente entre março e abril). O contrato deve prever 36 meses até a conclusão, ou seja, até 2024.

Compartilhe nas Redes Sociais: