O Palácio Iguaçu recebeu nesta terça-feira, 24, uma reunião para a discussão do Orçamento de 21 do Governo do Estado que contou com a presença do governador Ratinho Junior, do chefe da Casa Civil, Guto Silva, e dos deputados estaduais. Também foram discutidos durante o evento a continuidade das políticas de enfrentamento da Covid-19, projetos prioritários para a modernização do Estado e as necessidades do Paraná diante das dificuldades impostas pela pandemia nas contas públicas.“Passamos as eleições municipais, que envolvem atuação intensa dos deputados, e voltamos para a pauta estadual. Esse encontro serviu para o Governo do Estado fazer um balanço das ações de 2020, prestar contas, e também para planejar o Orçamento de 2021, as nossas prioridades diante das dificuldades que vamos enfrentar”, disse Ratinho Junior.

O governador apresentou um balanço parcial do Banco de Projetos, que ajudou a acelerar as licitações rodoviárias a partir dos recursos captados no financiamento de R$ 1,6 bilhão, como as terceiras faixas na PR-323 e na PR-280. Ele também saudou a parceria institucional com a Assembleia Legislativa para aprovar as mensagens destinadas ao combate à pandemia e o repasse financeiro para a estruturação de leitos nas quatro macrorregionais de Saúde. “É um momento excepcional da história do Paraná e essa relação institucional com os deputados se tornou muito mais intensa porque precisamos agir com rapidez. Apesar da crise, não deixamos de honrar nossos compromissos, de garantir recursos para investimentos e de modernizar a gestão, projetando a prospecção de mais empregos”, afirmou Ratinho Junior. “Estamos assistindo um momento de retomada, com evolução nas contratações e nos números industriais e do comércio. Apesar de tudo, estamos bem otimistas com o Paraná”, completou.

Segundo Guto Silva, também foram discutidas emendas parlamentares e projetos que têm como pano de fundo, direta ou indiretamente, a pandemia. Ele apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano e disse que essa relação institucional foi fundamental para agilizar recursos, profissionais e equipamentos de saúde aos municípios. “É hora de pensar nos mínimos detalhes os cenários de 2021 e tudo aquilo que fizemos em 2020. O encontro com os deputados estaduais serviu para prestar contas e renovar o pedido de apoio aos projetos que ainda queremos encaminhar”, disse o chefe da Casa Civil. “É hora de discutir ideias e desse esforço coletivo para continuar melhorando o dia a dia dos paranaenses”.

No mês passado, o governador Ratinho Junior já tinha se reunido virtualmente com a bancada federal para discutir a execução das emendas parlamentares do Orçamento da União. Foram discutidos repasses para a educação, saúde e obras públicas, dentro do olhar de ajudar o Estado a se transformar em um hub logístico na América do Sul.
 

Compartilhe nas Redes Sociais: