Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Saúde realizou uma reunião técnica para alinhar e organizar o Plano Estadual de Vacinação. A pasta segue o Programa Nacional de Imunização (PNI) e organiza a rede do Estado para que todos os grupos prioritários recebam as doses quando a vacina for regulamentada e disponibilizada para a população. “Estamos trabalhando há mais de 90 dias com a organização da logística para que o Paraná esteja preparado para quando a vacina for viabilizada. Todas as providências no sentido de alinhar a rede, para que essa vacina chegue de forma rápida e segura a todos os 399 municípios paranaenses, estão sendo tomadas pelo Governo do Estado”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

A secretaria entende que a estrutura é “robusta” e suficiente para o armazenamento e distribuição, mas que o principal desafio será traçar diferentes estratégias para o manejo e a logística de armazenamento do imunobiológico. “O esquema de vacinação está muito bem consolidado no Estado, temos uma grande expertise no que diz respeito à distribuição das doses. O plano para a vacinação contra a Covid-19 é prioridade para nós, precisamos apurar agora possíveis fragilidades do sistema para que estejamos preparados para a distribuição efetiva e organizada”, disse Nestor Werner Junior, diretor-geral da SESA.

“A expectativa é que quando as vacinas chegarem ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), a Saúde consiga dispensar as doses em menos de um dia para todas as 22 Regionais e, consequentemente, atender os 399 municípios do Paraná com rapidez”, acrescentou.

No contexto do planejamento, o Governo do Estado já adquiriu cerca de 11 milhões de seringas e pretende adquirir outras 16 milhões, além da estrutura, que será composta por 31 câmaras frias para armazenamento, 1850 salas de vacinação já existentes. Outros itens logísticos também já foram adquiridos ou estão em processo licitatório.

Compartilhe nas Redes Sociais: