A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte desenvolveu materiais pedagógicos para estudo e planejamento voltados para professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental das redes municipais. A distribuição do material é parte das ações de cooperação previstas no âmbito do programa Educa Juntos, lançado em setembro do ano passado.

Os materiais já estão disponíveis para download no site da secretaria para todos os profissionais da educação. Para acessar, clique no http://www.educacao.pr.gov.br/PlanejamentoMunicipios.

Segundo o diretor de Educação, Raph Gomes Alves, os materiais foram desenvolvidos pela Secretaria com contribuições dos Núcleos Regionais de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e Municípios.

Trata-se de um conjunto de sugestões de materiais formativos que podem ser utilizados na integralidade ou parcialmente pelas escolas municipais, a partir de orientação das secretarias municipais de Educação.

“O material – pautado na construção coletiva – traz indicações de como a escola pode conduzir o planejamento inicial focando no diagnóstico da escola, revisão do plano de ação, discussão do referencial curricular do Paraná e planejamento do nivelamento da aprendizagem dos estudantes a ser feita no início do ano letivo”, diz o diretor.

EDUCA JUNTOS

O programa é uma iniciativa da Secretaria estadual da Educação para apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil.

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos.

Essa é a primeira vez que o Estado dará suporte pedagógico aos municípios, com a oferta de formação continuada aos professores, de materiais didáticos para alfabetização e disponibilização da Prova Paraná para avaliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Foto – Divulgação

Compartilhe nas Redes Sociais: