O Governo do Estado concluiu as obras de reparos na Granja Canguiri, localizada no município de Pinhais, nas proximidades da divisa com Colombo. O espaço agora está pronto para receber a implantação da Escola Agrícola 4.0, uma promessa de campanha do governador Ratinho Junior, de utilizar a antiga residência oficial dos chefes do Executivo estadual visando a modernização do ensino técnico agrícola do Paraná.

A reforma foi coordenada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e contemplou serviços de reparos e pintura no pórtico, na guarita, na casa de apoio e na antiga casa do governador, além de melhorias na sala de informática, na caixa d’água e na passarela do Parque da Ciência Newton Freire Maia. O investimento foi de R$ 482 mil.

Com uma área de 27 mil metros quadrados, a estrutura vai servir de suporte para as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica no mesmo terreno. Nos arredores também estão localizados o Parque da Ciência e o Centro Estadual de Referência em Agroecologia, braço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Para o início de 2022, o Fundepar deve abrir a licitação para um projeto maior, que prevê a instalação de painéis fotovoltaicos, de um sistema de captação e reutilização da água da chuva, novas estufas e obras de ampliação do colégio para atender mais alunos.

O projeto da Escola Agrícola 4.0 prevê a inclusão de disciplinas voltadas para a área tecnológica e de sustentabilidade, tornando o Newton Freire Maia o primeiro Centro de Tecnologia do Estado (Cetec). A unidade funcionará como um laboratório de práticas que podem ser replicadas nos outros colégios agrícolas do Paraná.

O CEEP Newton Freire Maia conta atualmente com cerca de 550 alunos de 26 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral. Entre estes, 150 são internos – os estudantes que vêm de cidades mais distantes e ficam no local no regime de internato. O colégio oferece formação técnica em Meio Ambiente, Agropecuária e Sistemas de Energias Renováveis.

Compartilhe nas Redes Sociais: