Nesta semana, Curitiba recebeu o 1º Encontro das Prefeitas do Paraná, que tem por objetivo fortalecer, integrar e aumentar a representatividade das mulheres na administração pública. O encontro é organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). 

A presidente do Conselho da Mulher da AMP, a prefeita de Pérola, Valdete Cunha, destacou a importância da realização do evento para valorizar e discutir a representatividade feminina na política. “São em encontros como esse, que valorizam as prefeitas, é que a AMP vai conseguir mudar a imagem da mulher na política. O caminho é inspirar outras mulheres”, afirmou.  

Atualmente, de acordo com a AMP, são 39 mulheres no comando de cidades paranaenses – 9,7% do total de municípios. No pleito anterior, foram eleitas 29 mulheres. “O horizonte está aberto para as mulheres. O momento é de acolhida para poder mudar esses números e ter mais eleitas”, completou Valdete. 

O governador Ratinho Junior participou da abertura do evento e comentou sobre o aumento da presença da mulher nos espaços políticos. “O Paraná tem grandes prefeitas, grandes gestoras. As mulheres estão, a cada eleição que passa, ocupando espaços mais relevantes. A voz é mais ativa. E nós, homens, temos a oportunidade de ouvir e aprender, copiando gestões humanas, voltadas para melhorar a vida das pessoas”, afirmou. “As mulheres possuem um olhar social mais aguçado. São guerreiras que ajudam a melhorar o Paraná e a acabar com um processo cultural histórico da política brasileira, que é o protagonismo do homem”, acrescentou. 

O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, pontuou como fundamental o papel das mulheres na política nacional.=. “É essencial que as mulheres tenham igualdade de condições com os homens nas disputas. Além disso, é fundamental que tenham grande participação nos partidos, nas gestões dos municípios, estados e governo federal, em todos os níveis”, disse. 

O evento contou com a participação da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (de maneira virtual); da primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa; da fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski; e de Roberta Cristina Eugênio dos Santos Silva, co-diretora do Instituto Alziras.  

Também participaram da abertura do encontro o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva; os secretários estaduais João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência); e o deputado federal Ricardo Barros. 

Compartilhe nas Redes Sociais: