O Governo do Paraná enviou nesta terça-feira (18) um oficio para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, com uma série de sugestões para minimizar a situação dos agricultores paranaenses prejudicados pela crise hídrica. O documento propõe ações referentes ao crédito rural, seguro rural e Proagro, além da distribuição de sementes para os que não têm condições de adquirir e produzir uma nova safra.

A solicitação foi assinada pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e representa um trabalho conjunto do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e entidades representativas dos produtores rurais – Sistema Ocepar, Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep).

“Percebemos um quadro hostil que provocou e ainda está provocando muito calor no solo e perda razoável na produção agrícola do Estado”, disse o secretário Ortigara. “Apresentamos um conjunto de medidas que estamos pleiteando ao governo federal para minimamente tentar estabilizar a nossa economia rural, a economia da roça, da terra”, salientou.

No dia 13 de janeiro, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve na região Oeste do Estado para averiguar as perdas. Medidas para os desafios impostos pela seca, como a subvenção de juros para alguns investimentos e o fornecimento de capital para as mais de 170 cooperativas da agricultura familiar, já estão sendo tomadas. No entanto, o manifesto ressalta que essas ações são insuficientes para os estragos causados pela estiagem.

Confira o ofício nº 0010/2022-SEAB/GAB publicado no dia 18 de janeiro clicando AQUI.

Compartilhe nas Redes Sociais: