Nesta quarta-feira (19) o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), divulgou o edital do Prognóstico Agropecuário. Os dados são relativos ao período de seis em seis meses, e trazem análises técnicas sobre diversas culturas agrícolas e agropecuárias desenvolvidas no Paraná.

Os estudos começaram a ser elaborados em 2009 e fazem parte da série histórica que pode ser consultada no site da Seab. A última edição, referente a safra 2021/2022, trás o registro ISSN  (International Standard Serial Number, em tradução livre, “número de série padrão internacional”), que garante a visibilidade qualificada ao periódico, facilitando a busca em bases catalográficas e de bibliotecas.

O 13º volume da edição traz análise de sete produtos principais: mandioca, fumo, feijão, olericultura, soja, erva-mate e sericicultura. Os analistas do Deral contextualizaram essas culturas no panorama nacional e estadual, destacando principalmente a importância de cada uma delas para a economia do Paraná e para a geração de renda nas famílias.

O quadro da área que cada uma dessas modalidades de plantio ocupa no Estado, a produção, exportação e participação no Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária também constam no edital. Sobre a mandioca, por exemplo, o estudo destaca que o Paraná é o segundo produtor nacional, perdendo apenas para o Pará. Na presente safra, a área ocupada com mandioca é de 143 mil hectares e a produção prevista de 3,3 milhões de toneladas.

O edital atual do Prognóstico Agropecuário volume nº 13 pode ser conferido AQUI.

Compartilhe nas Redes Sociais: