A semana começou fria em todo o Estado do Paraná, com as menores temperaturas do ano registradas. A temperatura mais baixa registrada no Paraná em 2021 foi -3,3°C, atingida na terça-feira, 25, em General Carneiro, na região Sul. Outros três municípios também registraram temperaturas mínimas negativas: Guarapuava (-0,4°C), Palmas (-1,2°C) e São Mateus do Sul (-1,9°C). As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

As mínimas registradas nesta terça oscilaram entre -3,3°C (General Carneiro) e 11,2°C (Apucarana). Em Curitiba, a madrugada trouxe a temperatura mais baixa do ano, com 3,8°C. Novos recordes foram registrados em diversos municípios, como em Ponta Grossa (1,1°C), Antonina (8,9°C), Palotina (1,3°C), Londrina (6,9°C), Guaíra (5,3°C), Foz do Iguaçu (3,7°C), Pato Branco (3,4°C) Pinhais (2,6°C), Santa Helena (3,2°C), Telêmaco Borba (1,9°C) e Ubiratã (5,2°C).

De acordo com o Simepar, a queda na temperatura é consequência de uma massa de ar polar e seco que chegou ao Paraná no domingo. Porém, o frio diminui a partir desta quinta-feira, 27, quando a massa polar segue em direção ao Leste. “Há uma tendência do frio perder um pouco de força. Também temos um aumento da nebulosidade, inclusive com condição para chuvas, especialmente nos setores mais ao Norte do Estado”, estima Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Também houve a ocorrência de geada em várias partes do território paranaense. Foi registrada geada nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, nos Campos Gerais e parte da Região Metropolitana de Curitiba.

Compartilhe nas Redes Sociais: