Por conta do alto número de casos de dengue, o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Paraná, vem promovendo desde o início desta semana uma série de capacitaçãoes sobre o manejo clínico da doença em diversas regiões do estado. Somente na ação direcionada nas regiões de Londrina e Maringá foram mais de 900 profissionais de saúde, que atuam em 51 municípios. Nesta quinta-feira, 30, a capacitação aconteceu em Paranavaí, com a participação de cerca de 120 profissionais, e nesta sexta-feira, 31, envolverá os profissionais da região de Campo Mourão.

De acordo com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, o Governo do Estado tem realizado diversas ações para controle da doença. “O Paraná segue em alerta para a dengue, são várias frentes de combate em todos os municípios, e esta capacitação faz parte das várias ações do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, instituído pelo Governo do Estado”, disse. Entre os profissionais capacitados, estão servidores de diversas áreas de atuação. “Estamos capacitando médicos, enfermeiros, bioquímicos e agentes de saúde, além dos profissionais que atuam na classificação de risco e notificação de casos de dengue”, explicou o médico da Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria, Enéas Cordeiro Filho.

A importância da notificação também é tema dos encontros com os profissionais. “Estamos construindo um canal endêmico da dengue no Estado, ou seja, um registro oficial das ocorrências que nos informará com precisão os municípios em epidemia e sinal de alerta e da mesma forma a diminuição de casos. Este quadro tem o objetivo de guiar as ações de combate e por isso a notificação em formulário deve ser feita de forma imediata pelos municípios”, complementou Enéas Cordeiro.

O boletim divulgado nesta semana pela Secretaria da Saúde confirmou sete óbitos por dengue desde o início do ano no Paraná e 10.882 casos confirmados da doença.

Compartilhe nas Redes Sociais: