O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, publicou nesta segunda-feira, 25, no Diário Oficial do Estado, a prorrogação do termo de colaboração com as instituições de ensino da Educação Especial, parceiras da Rede Estadual de Ensino.
O aditivo, vigente até o dia 31 de julho de 2021, garante um incentivo financeiro de mais de R$ 130 milhões para a manutenção das atividades e atendimentos de organizações como Apaes e similares. O valor é destinado a 399 instituições parceiras, para a contratação de profissionais para o atendimento dos estudantes da Educação Especial e para despesas de funcionamento das Escolas Especializadas ou Centros de Atendimento Educacional Especializado.
Nestas instituições são atendidos surdos, cegos, estudantes com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Aos estudantes matriculados nas escolas especializadas, as mantenedoras também podem ofertar, por meio de outras parcerias da área de saúde, o atendimento de equipes multiprofissionais, como neurologistas, pediatras, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos.