Com informações da AEN
A Secretaria estadual da Mulher e Igualdade Racial vai mapear as ações já existentes no âmbito do governo estadual para identificar o que precisa ser feito para fortalecer ainda mais as ações voltadas a essa área. O trabalho será feito em alinhamento com todas as secretarias estaduais. A primeira reunião desta ação foi realizada na última sexta-feira (17), liderada pela secretária Leandre Dal Ponte, e contou com a presença de diretores-gerais das demais pastas.
Dentre as ações já programadas está um workshop para expor todas as ações realizadas pelas secretarias e que já seguem o Plano Estadual dos Direitos das Mulheres 2022-2025. Ele acontece no dia 15 de março. Serão apresentados números de iniciativas como o projeto Mulheres do Café, do IDR-Paraná; o Botão do Pânico e a Patrulha Maria da Penha, da Secretaria de Segurança Pública; e do Banco da Mulher Empreendedora, da Fomento Paraná.
Segundo a secretária, as políticas públicas para mulheres executadas pelo Governo do Estado contemplam tanto a garantia do direito das mulheres, como também a proteção social, em especial às vítimas de violência. Com a nova pasta, a ideia é potencializar o atendimento nessa área.
“Nossa agenda é ampla e legítima, demandada pela sociedade. Mapeando as ações, poderemos identificar, dentro das políticas executadas, as que precisam ser aprimoradas, ou mesmo as novas políticas que precisam ser desenvolvidas”, explicou Leandre.
O direcionamento principal, afirmou a secretária, é colocar luz sobre o protagonismo da mulher e as grandes fragilidades vistas no ciclo de vida dela. “A violência contra a mulher é uma questão nacional que vem desde a colonização. É uma questão cultural e uma luta diária, para a qual temos instrumentos que podem ajudar a coibir”, complementou.