Foi realizado no sábado, 15, no ginásio Gilmar Antonio Pavin, no Parque da Uva, em Colombo, a terceira edição da Taça da Uva de Karatê, organizado pela Associação Colombo de Karatê em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude do município. A competição reuniu cerca de 180 atletas representando uma dezena de associações das cidades de Colombo, Balsa Nova, Piraquara, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa e representou a abertura da temporada 2020 em relação aos eventos de artes marciais na cidade. “O objetivo da Taça da Uva é comemorar o aniversário da nossa cidade, que completou 130 anos no último dia 5 de fevereiro. Recebemos o apoio da Semec e da Prefeitura, em nome da prefeita Beti Pavin e do vice-prefeito Sergio Pinheiro. E a intenção da disputa é agregar conhecimentos e trocas de experiências entre os atletas de diferentes associações. Esse evento busca reunir os amigos já neste início de ano para dar um impulso para o restante dos eventos durante a temporada”, explicou o sensei Daniel Gomes, da Associação Colombo.  

A iniciativa colombense foi louvada por companheiros da arte marcial de outros municípios. “Eu vejo isso como um incentivo ao esporte. Independente da modalidade, tira muita criança da rua. Você vê, hoje, um sábado, a rapaziada toda em um evento bem bacana, pessoas amigas. Dentro do Karatê treinamos muito a disciplina, a parceria e a amizade. Vale a pena investir muito em esporte e Colombo está investindo muito nisso, estão de parabéns”, destacou o sensei Miguel Angelo da Silva, da Associação Geração Saúde, de Campo Largo. 

A disputa do torneio durou o dia todo e contou com diversas categorias, reunindo adultos, crianças e adolescentes, como o jovem Waslei Jesus Barros, de 15 anos, que faz parte da Associação Colombo. “Esse tipo de evento nos ajuda a fazer novas amizades, além de ajudar a exercitar o respeito por cada um que compete. Depois que eu comecei a treinar eu tive mais educação, mais respeito. Isso ajuda muito em nossa vida social. Eu comecei a me dedicar mais no Karatê porque eu gosto e esse é o melhor esporte que já pratiquei”, contou. 

Ao término da Taça da Uva, a Associação Colombo liderou a competição, com a conquista de 71 medalhas, sendo 26 de ouro, 24 de prata e 21 de bronze, totalizando 585 pontos. O resultado final anima a equipe colombense na busca por resultados em competições maiores. “Nosso próximo evento agora é em Mamborê, no dia 28 de março, pela primeira etapa do estadual de Karatê, já valendo pontos para o ranking estadual e nacional. E no segundo semestre já temos como objetivo promover a Copa Colombo, que já é um campeonato tradicional aqui na cidade”, finalizou Daniel. Em segundo lugar ficou a Associação Naja, com 42 medalhas, sendo 22 de ouro, onze de prata e nove de bronze. Completando o pódio, a Associação Geração Saúde levou 25 medalhas, sendo sete de ouro, nove de prata e nove de bronze. Conquistaram medalhas ainda o Centro de Treinamento Shackugan, o Karate Gold Team, o União Roça Grande de Karatê, o Seishin Dojo, a Academia Hayashi-Ha Shito-Ryu, a Associação Yamabushi e a Associação Koch de Karatê. 

Compartilhe nas Redes Sociais: