A Federação Paranaense de Futebol divulgou na última quarta-feira, 16, o calendário de competições do ano de 2021 para as categorias profissional, amador, feminino e das categorias de base.

A popular Suburbana, um dos principais campeonatos de futebol amador do Brasil, que não viu a bola rolar em 2020, tem retorno marcado para o mês de março, com o início da Série B. A mudança da competição para o primeiro semestre foi um pedido dos clubes da divisão, acatado pela FPF.

Já a Série A foi mantida para o segundo semestre, com início previsto para o mês de agosto. De acordo com informações de bastidores apuradas pelo jornalista Rafael Buiar, do site Do Rico ao Pobre, especializado em futebol amador, a manutenção do período da primeira divisão foi uma queda de braço vencida pelos clubes mais bem sucedidos dos últimos anos: Trieste, Iguaçu e Santa Quitéria.

Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, não será possível que um mesmo atleta dispute ambas as divisões, como chegou a ser especulado em razão das diferentes datas de disputa. A categoria Juvenil também está mantida, a princípio, seguindo a categoria principal.

A Taça Paraná, que não foi disputada em 2020, não foi agendada pela FPF. Há a possibilidade de o tradicional torneio ser novamente cancelado. Outra competição que ficou de fora do calendário da FPF foi a Copa de Futebol Amador, a Copinha. A competição secundária, que reunia clubes das Séries A e B da Suburbana, teve sua sexta edição disputada em 2019 e deve ser extinta.

Campeonato Paranaense

A FPF definiu as datas das três primeiras divisões do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional. A primeira divisão está prevista para acontecer entre os dias 28 de fevereiro e 23 de maio. A Divisão de Acesso está marcada para iniciar no dia 25 de abril e a Terceirona inicia no dia 8 de agosto. O Campeonato Paranaense Feminino começa em 4 de julho.

Os estaduais de base começam em março, com a categoria Sub-19. Em seguida, no mês de abril, iniciam as categorias sub-15 e sub-17, além do sub-14 e sub-16 no feminino.

Compartilhe nas Redes Sociais: