O Projeto RCS, formado ainda em 2019 com o objetivo de recolocar jogadores profissionais de futebol no mercado de trabalho, está dando mais um passo em sua história, com a formação de elencos sub-15 e sub-17. Para dar início a este trabalho, será realizada uma seletiva para cada categoria neste mês de julho, no Centro de Treinamento do Capitão, em Colombo.

O treinador destas duas equipes será Rodrigo Alves de Araújo, o Chicão, de 35 anos. Ex-goleiro, com passagens por categorias de base de clubes profissionais e pela Suburbana de Curitiba, Chicão está no último ano do bacharelado de Educação Física e passou por um estágio pelo projeto. A comissão técnica do RCS gostou do trabalho no período e o escolheu para esta missão. “Minhas expectativas são as melhores. Temos que colocar o coração naquilo que vamos fazer. Estou muito familiarizado com o projeto, tive essa experiência com o professor Orcilei [Rodrigues] e me agradou muito a visão dos professores. Esta oportunidade que eles estão me dando caiu como uma luva”, afirmou Chicão.

De acordo com o cronograma divulgado, a seletiva do sub-15 acontece a partir do dia 19 de julho, enquanto a do sub-17 acontece a partir do dia 26 de julho, das 14h às 16h. Serão cinco dias de avaliação, uma metodologia bem diferente das populares ‘peneiras’. “Acreditamos que é necessário fazer uma avaliação mais longa. No primeiro dia o atleta vem, tem aquele nervosismo. Muitas vezes o garoto não tem uma base. Então, nada melhor do que dar credibilidade ao atleta durante a semana e deixá-lo o mais confortável possível para que ele possa desempenhar o melhor papel aqui”, explicou Chicão.

Apoio campeão

A seletiva e a formação dos novos elencos do RCS tem um apoio muito especial. Na última quinta-feira, 1ºde julho, o projeto recebeu a visita do ex-zagueiro André Dias. Formado no Paraná Clube, o jogador teve uma passagem vitoriosa pelo São Paulo, participando do tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008 e foi escolhido entre os melhores do Brasileirão nos anos de 2008 e 2009. Além disso, André teve uma convocação para a Seleção Brasileira e por cinco anos vestiu a camisa da Lazio, da Itália, onde se aposentou no ano de 2015.

Morando em Curitiba, André conheceu o projeto pela amizade com o coordenador técnico do RCS, Orcilei Rodrigues. Em sua visita, o ex-profissional aproveitou para gravar um vídeo-convite para a seletiva e destacou o trabalho realizado. “Ter pessoas sérias trabalhando neste ramo é difícil encontrar, e ainda dar oportunidade para tantos meninos que ainda têm o sonho de ser jogador é ainda mais difícil. Um menino de 19 anos chega num lugar para jogar e as pessoas falam que ele não consegue se encaixar pela idade. Eu não compactuo com esse pensamento. E esse trabalho de trazer esses meninos, fazer com que a auto estima deles suba, para que aquele sonho não se perca no meio do caminho, é fundamental”, elogiou André.

Serviço

O custo para participar da seletiva para as categorias sub15 e sub-17 do Projeto RCS é de R$ 35. A inscrição pode ser feita pelo Instagram do projeto @rcs10colombo e o local da seletiva será o Centro de Treinamento do Capitão, na Rua Presidente Faria, n° 4399, no bairro Colônia Faria.

Compartilhe nas Redes Sociais: