Na região do Alto da Cruz, no final dos anos 80, surgiu uma equipe que, pela primeira vez, conseguiu bater de frente com as grandes equipes do futebol colombense até então: o Santa Cruz. O time alvinegro nasceu de uma dissidência do Bola de Ouro e começou modesto, pelo menos até a chegada de Gerson Augusto Baudy, o Binho do Aviário. 

O desportista assumiu o comando técnico da equipe ainda em 1990 e já no ano seguinte levou a equipe ao título inédito da Série Ouro da Liga de Colombo. A equipe fez do Juventus da Sede um de seus principais rivais e, além de ter derrotado o rival na final em 91, voltou a se sagrar campeão nos anos de 94 e 97. “Era uma coincidência, porque só tinha títulos os principais time lá do Centro de Colombo. Foi o Santa Cruz que quebrou esse paradigma e acabou trazendo o título para esse lado de cá de Colombo. Mas já perdi títulos pro Juventus também”, disse Binho em entrevista recente. 

Atualmente inativo, o clube vive na memória dos colombenses não apenas pelas conquistas na categoria principal do futebol local, mas também nas categorias menores, como nos Aspirantes. O clube também representou o município na disputa da Taça Paraná, principal competição de futebol amador do Estado. Quase sempre, o Santa Cruz entrou em campo com Binho como treinador. “Foi um período muito gostoso, em que se formou uma família. Minha mulher ia no campo. Criei minhas filhas indo no campo”, destaca o hoje comerciante. 

Compartilhe nas Redes Sociais: