Por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), mais de 400 ginastas rítmicas paranaenses tiveram a oportunidade de aprimorar os movimentos corporais com a supervisão da treinadora búlgara Reny Karachomakova, cuja trajetória é marcada por medalhas olímpicas e mundiais.

A ação foi promovida pela Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), em parceria com o Proesporte. O objetivo é ajudar no desenvolvimento das ginastas para estarem nos próximos pódios de eventos nacionais e internacionais. 

Doze ginastas selecionadas pela entidade, oito treinadores de seis clubes paranaenses e atletas convidadas do Clube Agir de Ginástica Rítmica participaram do treinamento presencialmente, no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba, sede da Superintendência Geral do Esporte.

As atividades seguiram rígidos protocolos sanitários, com as meninas testadas antecipadamente e mantidas em isolamento social durante o período do curso. As demais participaram à distância, por meio de transmissões ao vivo das atividades com a treinadora.

O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro, chamado de estágio, quando as ginastas rítmicas apresentam suas coreografias. A treinadora Reny auxiliou nas correções de movimentos e no tempo, além da parte criativa, com novos elementos e ideias que ajudem a melhorar a apresentação. Já a segunda etapa foi o curso, em que Reny mostra técnicas para capacitação física – que pode ocorrer de forma presencial e remota. “A metodologia de Reny é muito boa para ensinar. As meninas que participaram presencialmente apresentaram suas coreografias e as que acompanharam de forma remota puderam conhecer mais do processo da preparação corporal para poder ter um desenvolvimento melhor em suas cooreográfias”, explicou Márcia. 

Entre as atletas selecionadas, estiveram Maria Eduarda Alexandre, Julia Kurunczi e Isadora Carnielli. O trio faz parte da Seleção Brasileira Juvenil Individual e está se preparando para o Pan-Americano Juvenil, de 22 a 28 de junho, na Guatemala. A competição na América Central será classificatória para os Jogos Pan-Americanos Júnior, em novembro, em Cali, na Colômbia.

Edital

Após estar no primeiro edital do Proesporte, em 2018, a Federação Paranaense de Ginástica se inscreveu na edição de 2019 para nova captação de recursos por meio do programa de incentivo. O projeto da entidade foi contemplado com R$ 169.915,00, tendo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) como incentivadora. O recurso possibilitou que fossem realizados esse Estágio de Treinamentos e Cursos Técnicos para as ginastas selecionadas pela entidade, os oito treinadores e as atletas convidadas, abrangendo, também, as participantes a distância.

A presidente da FPRG, Márcia Aversani, explica que foram selecionadas as melhores atletas paranaenses, que já conquistaram medalhas em campeonatos internacionais e também nos campeonatos Brasileiro e Paranaense, além de integrarem a Seleção Brasileira em 2021. 

Santa Mônica

Entre as atletas que participaram de forma remota estavam as integrantes da equipe de ginástica rítmica do Santa Mônica Clube de Campo, de Colombo. O técnico da equipe do clube, Bruno Régis, destacou a importância do treinamento. “A Bulgária é referência mundial na Ginástica, tendo medalhistas em várias Olimpíadas. Ter uma representante internacional ministrando esse curso, enriquece o acervo de conhecimento das ginastas e dos treinadores do Estado do Paraná”, afirmou.

Compartilhe nas Redes Sociais: