Quase oito meses após a última reunião oficial, a Liga de Futebol de Colombo (LFC) realizou na noite desta quinta-feira, 7, um encontro com representantes de 13 clubes para discutir a reestruturação da entidade e os rumos do futebol local para a próxima temporada.

Os principais assuntos estabelecidos na pauta pelo presidente Ademir Parafa foram a definição de um calendário fechado para toda a temporada e uma alteração estatutária, atualizando situações do estatuto da Liga, atualizado pela última vez na gestão de Ratinho Gotardo, no final dos anos 2000.

O possível novo estatuto, que teria de ser aprovado pelos clubes filiados em assembleia, tem o objetivo de ser mais enxuto; de criar mecanismos que façam valer determinações estatutárias, como taxas já previstas; mecanismos para gerenciar as competições, com critérios claros para adesão ou não dos clubes; criação de um conselho de ética, além dos já previstos conselhos técnico e fiscal; e ampliação do mandato da presidência de dois para quatro anos, a partir da próxima eleição – esta mudança não afetaria o atual mandato.

De maneira breve, também foram discutidas algumas demandas levantadas pelos presidentes dos clubes em reunião extra-oficial realizada no último mês. “Eu vejo com bons olhos [a movimentação dos clubes], porque a Liga é de vocês, que presidem os clubes e fazem o futebol de Colombo. O que nós queremos é o melhor para o futebol de Colombo e o melhor para o nosso município”, disse Parafa.

Apresentação do novo secretário municipal

Tamb´ém presente no encontro esteve o novo secretário Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Ratinho Gotardo. O dirigente, velho conhecido de todos os presentes, se apresentou oficialmente aos colegas. “Estou assumindo um desafio para que vocês, presidentes de clubes, não estejam descalços. Na minha decisão difícil, de deixar meu mandato [de vereador], eu pensei em cada um de vocês”, afirmou Ratinho.

O secretário também destacou que irá apoiar a Liga dentro do possível na realização das competições. Inclusive, foi anunciado um torneio para acontecer ainda neste ano, como uma forma de comemorar a retomada das atividades esportivas. Ratinho também explicou aos presidentes de clubes que conversou com representantes da Secretaria de Saúde para a criação de um protocolo sanitário em relação à Covid-19.

Compartilhe nas Redes Sociais: