No sábado, 29, o futebol amador de Curitiba, Região Metropolitana e de todo o Paraná perdeu uma de suas maiores figuras. O jornalista Levi Mulford Chrestenzen faleceu aos 91 anos, de causas naturais. 

Nascido em 6 de julho de 1929, Levi foi atleta, fotógrafo e jornalista esportivo durante mais de 70 anos. Fez parte da equipe do jornal Tribuna do Paraná desde sua primeira edição, em 1956, deixando a redação em dezembro do ano passado. Conhecido por sua simpatia, a fama de Levi também se dava pelo tremendo acervo histórico do futebol amador e profissional paranaense que detinha em sua residência, no bairro Pilarzinho. 

Ao lado de diversos companheiros, ajudou a registrar a história do futebol paranaense, como em sua obra máxima “Futebol Paraná História”, escrita junto ao historiador Heriberto Ivan Machado e publicado em duas edições. 

A morte de Levi Mulford foi lamentada por todos os envolvidos no esporte amador local. “Nesta noite, direcionamos nossos mais profundos e sinceros sentimentos a Levi Mulford. Naturalmente, foi e seguirá sendo uma inspiração para a equipe do site Do Rico ao Pobre”, escreveu em nota a página Do Rico ao Pobre, site especializado em futebol amador.

Quase todos os clubes da Suburbana também destacaram o sentimento de pesar em suas páginas e perfis oficiais. O Trieste, maior campeão do futebol amador no estado, e que foi personagem central de um dos livros escritos por Levi, se pronunciou em comunicado oficial. “Nós, do Trieste Futebol Clube, nos solidarizamos com toda a sua família e amigos, que Deus o receba de braços abertos e conforte o coração de todos”. O Iguaçu, outra equipe de prestígio no cenário, também lamentou o fato. “O futebol do estado perdeu um grande historiador de nosso futebol amador”, disse o clube alvinegro em nota.

O Coritiba também emitiu nota de pesar, destacando o fato de que Levi vestiu as cores verde e branca durante sua carreira como jogador de futebol, sendo campeão do Campeonato Paranaense de Aspirantes de 1947. “O Coritiba Foot Ball Club lamenta com pesar a partida de Levi, e presta sua solidariedade a familiares e amigos pela perda”, divulgou o clube.

Por fim, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) decretou luto de cinco dias pela perda de Levi Mulford. 

Compartilhe nas Redes Sociais: