Até esta sexta-feira, 17, estão abertas as inscrições do programa Geração Olímpica, que tiveram início na última terça-feira, 7. De lá para cá, já haviam sido registradas 1.157 candidatura, até o fim da manhã desta segunda-feira, 13. Considerado o maior programa de incentivo ao esporte em nível estadual do Brasil, o programa Geração Olímpica disponibiliza 1.215 bolsas para atletas e técnicos em 2020. As inscrições são realizadas online pelo site da Superintendência do Esporte. O patrocínio exclusivo é da Companhia Paranaense de Energia (Copel) que nesta edição vai aportar R$ 4,75 milhões. As categorias do programa contemplam desde crianças a partir dos onze anos até atletas de alto rendimentos e treinadores que acompanham seus atletas nas competições contempladas no Regulamento Geral do programa. A iniciativa tem como objetivo a longo prazo tornar o Paraná uma referência nos esportes olímpicos e paralímpicos.

Neste ano, o programa teria uma importância ressaltada, por conta da realização das Olimpíadas de Tóquio, que acabaram sendo adiadas para 2021. A mudança no calendário esportivo causa pela pandemia do coronavírus também alterou a programação do Geração Olímpica, mas sem afetar seu funcionamento. “Este ano o processo de inscrição foi remodelado para estar de acordo com as recomendações do Governo do Estado sobre o combate ao Covid-19 e a alteração foi positiva”, explicou a coordenadora do Geração Olímpica, Denise Golfieri. “Identificamos uma grande procura na primeira semana. Nos anos anteriores, cerca de 80% das inscrições foram realizadas nos últimos dois dias. Se essa tendência se mantiver, esperamos que o número final seja um dos maiores da história do programa”, completou. Entre os candidatos já registrados, há técnicos e atletas de mais de 100 cidade diferentes do estado do Paraná. 

O processo de inscrição, integralmente feito de forma online, possui três fases distintas. Na primeira fase, acontecem as candidaturas para uma das seis categorias disponíveis. Nessa etapa, é aceita apenas uma inscrição por candidato e não é possível nenhuma alteração nas informações após a finalização do processo. Por isso, a recomendação é para que os candidatos leiam com atenção as informações cadastradas antes de continuar o processo. Na segunda fase, será publicada no site da Superintendência do Esporte, com data a ser divulgada, a relação de candidatos que estão aptos e habilitados para o processo de escolha. As Entidades de Administração do Desporto (EAD) e a Comissão Estadual de Avaliação do Programa Geração Olímpica vão selecionar os bolsistas utilizando critérios do regulamento geral ou escolhidos pela própria EAD, desde que estejam de acordo com as normas desta edição. Na terceira e última fase, também com data a ser definida, será divulgada uma lista com os atletas e técnicos aptos para enviar a documentação solicitada e ter a sua seleção confirmada no programa Geração Olímpica. 

Além disso, os atletas candidatos para a bolsa Formador Escolar, que representaram o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude – Etapa Nacional e nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras em 2019, terão direito automático a bolsa, mas precisam realizar a inscrição ao programa e cumprir as exigências do Regulamento Geral. Para os atletas e treinadores que tiverem dúvidas, o atendimento está sendo realizado por servidores em regime de teletrabalho. O contato pode ser feito através das redes sociais oficiais do Estado e pelo e-mail geracaoolimpica@esporte.pr.gov.br.

Em 2020, o programa Geração Olímpica está em sua décima edição. Criado em 2011 com o nome Talento Olímpico do Paraná, a iniciativa já beneficiou mais de nove mil técnicos e atletas com foco no fomento e desenvolvimento das modalidades presentes no quadro oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. 

Compartilhe nas Redes Sociais: