Uma pesquisa divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte, publicada no fim de novembro, aponta que o Geração Olímpica, do Governo do Estado, que investe anualmente mais de R$ 4,3 milhões em 1.252 bolsas, é o maior programa de incentivo ao esporte de rendimento do Brasil, em nível estadual. Apenas a Bolsa Atleta desenvolvido pelo Governo Federal tem números maiores. “Esse trabalho feito no âmbito dos programas de bolsa-atleta ajuda muito para a compreensão do papel que estamos desenvolvendo e para balizar nossas ações no futuro”, celebrou o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski.

A pesquisa foi produzida por Cahuane Corrêa, doutoranda no Programa de Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, e Thiago Ziemer Pereira, profissional de Educação Física. Eles entraram em contato com instituições governamentais de todos os estados para fazer o levantamento, principalmente nos quesitos relacionados a número de bolsas e valores aportados.

Em 2020, o Governo do Estado e a Copel, patrocinadora exclusiva, mantiveram o programa com os mesmos valores e vagas do ano anterior. O Geração Olímpica contou neste ano com mais de três mil inscrições, número recorde. “Essa confiança incentiva ainda mais a continuidade do trabalho, principalmente em momento tão difícil que todos, incluindo atletas e técnicos, têm passado com a pandemia”, disse a coordenadora do programa, Denise Golfieri.

Compartilhe nas Redes Sociais: