Foi realizada na noite desta terça-feira, 19, no Restaurante Berckemback, no Rio Verde, a 1ª Convenção + Esporte, idealizada por Rafael Jackal Justino, lutador e professor de artes marciais colombense. O evento reuniu representantes colombenses de diversas modalidades, além de contar com a presença de representantes do poder público das esferas municipal, estadual e federal.

O principal objetivo da convenção foi apresentar e discutir algumas demandas que serão levadas às autoridades, em busca da melhoria do esporte local. Entre as propostas apresentadas estão a criação de um departamento dedicado a esportes de Aventura, Radicais, de Contato e ao Paradesporto; a publicidade da agenda dos ginásios municipais, para facilitar a realização de eventos e práticas esportivas por parte dos promotores de eventos e comunidade; abertura de novos espaços de práticas esportivas e a viabilização de políticas público-privadas com academias ou empresas que apoiem o esporte.

O organizador Rafael Jackal afirmou que em breve nos eventos do tipo poderão ser promovidos, sempre com o intuito de buscar melhorias reais para as modalidades existentes na cidade. “Eu sou representante das artes marciais, faço um evento que tem uma visibilidade grande, que é o Nação Cyborg, eu conheço os problemas das artes marciais e de outras modalidades e tenho o conhecimento para poder trazer um deputado estadual, um deputado federal. Esta foi só a primeira convenção. Vamos buscar fazer mais convenções para podermos melhorar o esporte em Colombo. Temos que ser reconhecidos”, ressalta o lutador, que lembrou a importância de aproximar as ações do poder público e a população. “Os deputados, vereadores, enfim, são eles que têm o poder da caneta. É essencial eles estarem presentes em uma reunião como essa”, completou.

O diretor do departamento de Esporte do município, Marcelo Nunes Monteiro, elogiou a iniciativa. “É uma ideia boa, em um momento importante. Serve de ideias para podermos alimentar o projeto da Secretaria para que isso se desenvolva e não fique ninguém descoberto pelo município. Vamos trabalhar com aquilo que a gente tem. É mais um desafio que vamos encarar”, disse o dirigente.

Também estiveram presentes na mesa de honra, o deputado federal Aroldo Martins, que também é presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial e do deputado estadual Alexandre Amaro, que destacou a importância da união dos esportistas e dos agentes públicos. “É muito importante esse tipo de ação porque os municípios estão começando uma gestão agora. Como aqui em Colombo teve a mudança, nós precisamos ter uma secretaria de Esporte atuante, pois queremos mandar emendas parlamentares para ajudar o município, ter atletas que sejam reconhecidos. Precisamos estar presentes nos municípios para ajudar. Nossa bandeira é o esporte, eu defendo muito as artes marciais e precisamos de um município bem ligado nesse trabalho, para que o município e o esporte cresçam”, comentou Amaro, que é praticante de jiu-jitsu. 

A Câmara dos Vereadores foi representada pelos vereadores Evandro França e Rodrigo Coradin

Compartilhe nas Redes Sociais: