A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude (SEMEC) inicia as inscrições para o Programa Bolsa Atleta a partir desta quarta-feira, 1º de dezembro. 

Para participar do programa e receber os benefícios previstos na Lei 1.019/2007, que instituiu o Bolsa Atleta no âmbito do município de Colombo, os interessados devem comprovar a obtenção de índices oficiais em competições federadas nas categorias Atleta Estadual, Atleta Nacional, Atleta Internacional e Atleta Olímpico.

Os atletas que tiverem suas solicitações de Bolsa devidamente aprovadas pela Comissão Municipal do Esporte, garantirão os valores mensais correspondentes ao que estabelece a Lei. Ou seja, atletas medalhistas no principal campeonato paranaense da sua categoria, ou nos jogos oficiais ou ainda que tenham sido convocados para a Seleção Paranaense de sua respectiva modalidade serão enquadrados na categoria Estadual e receberão bolsa de 100 Reais. Na categoria Nacional serão observados os mesmos critérios e o valor mensal será de 200 reais. Na categoria Internacional será concedido para os convocados para a Seleção Brasileira em eventos internacionais o valor de 300 Reais . Por fim, na categoria Olímpico e Paralímpico para atletas classificados ou convocados para Jogos Olímpicos, Paralímpicos ou campeonatos mundiais, o valor mensal será de 400 reais. As inscrições vão até o dia 1º de janeiro de 2022. Para mais informações, acesse prefeitura.colombo.pr.gov.br.

Defasagem

A lei aprovada em 2007, que instituiu o Bolsa Atleta, possui uma clara defasagem em sua redação, principalmente em relação aos valores. Não está prevista qualquer atualização, ou seja, não importa a inflação ocorrida no período, o valor segue o mesmo. O que um atleta compraria com R$ 100 em 2007 e o que ele pode comprar em 2021, em um momento de grave crise econômica? É urgente e necessária uma discussão ampla para que uma nova legislação voltada ao esporte colombense seja levada à votação pela Câmara Municipal, seja por iniciativa de um dos vereadores ou do próprio Executivo Municipal. 

Compartilhe nas Redes Sociais: