Foi realizado na tarde da última quinta-feira, 22, na sede da Federação Paranaense de Futebol, em Curitiba, a reunião arbitral que definiu os participantes e o regulamento do Campeonato Paranaense Sub-19. Além dos representantes de pouco mais de duas dezenas de agremiações, participaram do encontro os vice-presidentes da FPF, Amilton Stival e Idu Marcelo Blaszczak, o assessor da presidência Robson Seerig, o gerente de competições Marcius Koehler e o supervisor do Departamento de Registros e Transferências, Éverton Amaro.

Neste ano, a competição será disputada por 21 clubes: Apucarana Sports, Batel, Iguaçu, Portuguesa Londrinense, Arapongas, Cascavel CR, Athletico Paranaense,  Andraus, Cambé, Coritiba, FC Cascavel, Grecal, São Joseense, Londrina, Maringá, Nacional de Rolândia, Operário, Paraná Clube, Prudentópolis, REC e Rio Branco. No entanto, a participação de Arapongas e Grecal ainda é incerta, já que as equipes estão inscritas judicialmente.
 
A disputa será regionalizada, e os 21 clubes foram divididos em três chaves regionalizadas. O Grupo A irá ser composto por oito equipes do Norte; o grupo B por seis clubes do Oeste e do Sudoeste e o Grupo C por sete equipes do Litoral e da Capital. Na primeira fase, as equipes jogam em turno e returno entre si, dentro de cada grupo. Classificam à próxima fase 15 equipes (6 melhores do Grupo A; 4 melhores do Grupo B; 5 melhores do Grupo C). Na segunda fase, as equipes são novamente divididas em três chaves, de acordo com a classificação da fase amterior, e se enfrentam em turno e returno dentro do respectivo grupo. Classificam os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. 

Na terceira fase, os oito classificados são divididos em dois grupos, onde se classificam os odis melhores para a disputa de semifinais, e posteriormente das finais. A competição tem início previsto para 28 de março e com a final marcada previamente para o dia 7 de novembro.

Compartilhe nas Redes Sociais: